O ambiente no entorno da escola está associado ao deslocamento ativo para escola em pré-escolares?

Autores

  • Edilanea Nunes Melo Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE. Brasil
  • Mauro Barros Universidade de Pernambuco. Grupo de Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE. Brasil
  • Rodrigo Siqueira Reis Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Escola de Saúde e Biociências. Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida. Curitiba, PR. Brasil
  • Adriano Akira Ferreira Hino Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Curitiba, PR. Brasil
  • Carla Meneses Santos Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Florianópolis, SC. Brasil
  • Jose Cazuza Farias Junior Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física. UPE/UFPB. João Pessoa, PB. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n4p393

Resumo

Estudos indicam que as características do ambiente podem afetar a escolha dos pais emrelação ao modo como a criança se desloca para a escola. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar a associação entre as características do ambiente físico e social no entorno das escolas de educação infantil e o deslocamento fisicamente ativo no trajeto de casa para escola em crianças pré-escolares. Foi realizado um estudo transversal aninhado a uma coorte de base escolar com crianças de 3 a 5 anos (n=914), selecionadas mediante amostragem por conglomerados em estágio único. Para obter dados demográficos, socioeconômicos e sobre o deslocamento foi aplicado um questionário respondido pelos pais e para avaliação do ambiente foi empregado o Inventário para Avaliação do Ambiente Comunitário. Análise de associaçãofoi efetuada por meio de regressão logística binária e os resultados apresentados na forma de valores de odds ratio (OR). Os resultados indicaram que a proporção de crianças que realizavam deslocamento fisicamente ativo no trajeto para escola foi de 28,3%(IC95%25,5-31,3).Verificou-se associação positiva dos domínios do transporte público (p=0,002) e ambiente social (p=0,004) com o deslocamento fisicamente ativo, porém, somente entre crianças de famílias que não possuem carro. A chance de uma criança ser fisicamente ativa no deslocamento para escola aumentava proporcionalmente à elevação no escore global da qualidade do ambiente no entorno da escola (OR=1,88; IC95% 1,31-2,70). Concluiu-se que quando as características ambientais no entorno da escola eram melhores havia maior chance das crianças de famílias que não possuem carro se deslocarem de forma ativa para a escola.

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Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos Originais