Efeitos do treinamento de força de baixa intensidade em mulheres com sobrepeso/obesidade e pré-menopausa/menopausa

Autores

  • Cristian Álvarez Lepín Centro de Salud Familiar de Los Lagos, Programa de Promoción de la Salud, Región de Los Ríos, Chile.
  • Rodrigo Ramirez Campillo Universidad de Los Lagos. Departamento de Ciencias de la Actividad Física. Región de Los Lagos, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n4p427

Resumo

As complicações relacionadas à obesidade podem ser agravadas pelas consequências prejudiciais da menopausa. Programas de força podem ter um impacto sobre esta relação. O objetivo foi examinar alterações cineantropométricas e força em mulheres com excesso de peso/obesas e pré-menopausa/menopausa que participaram de um programa de força. Participaram do estudo 35 mulheres que foram separadas em grupos: excesso de peso pré-menopausa (n= 8), obesas pré-menopausa (n = 9), excesso de peso menopausa(n = 8) e obesas menopausa (n = 10). Os sujeitos foram treinados durante oito semanas. Características cineantropométricas e de força foram analisadas no início, na quarta e oitava semana (exceto força). Os grupos conseguiram uma redução no peso corporal, IMC, da gordura subcutânea e circunferência da cintura. Todos os grupos obtiveram um aumento (p < 0,05) na força máxima. Um aumento de força significativamente maior foi observado em mulheres obesas ou na menopausa. Uma correlação significativa foi observada para estado menopausal,IMC e força. As mudanças de força foram significativamente mais elevadas versus mudanças cineantropométricas. Dentro das mudanças cineantropométricas, a gordura subcutânea apresentou uma redução mais significativa versus o peso corporal, IMC e circunferênciada cintura. Pode-se concluir que os grupos apresentaram alterações nos parâmetros cineantropométricos e de força. As adaptações de força foram superiores em mulheres na menopausae obesas. As adaptações de força apresentaram uma magnitudesuperior versus alterações cineantropométricos. Em curto prazo, o programa de treinamento de força podeconduzir a importantes benefícios na saúde e funcionais, especialmente, em mulheres na menopausa ou com obesidade.

Biografia do Autor

Cristian Álvarez Lepín, Centro de Salud Familiar de Los Lagos, Programa de Promoción de la Salud, Región de Los Ríos, Chile.

Centro de Salud Familiar de Los Lagos, Programa de Promoción de la Salud, Región de Los Ríos, Chile

Rodrigo Ramirez Campillo, Universidad de Los Lagos. Departamento de Ciencias de la Actividad Física. Región de Los Lagos, Chile.

Departamento Ciencias de la Actividad Física, Universidad de Los Lagos

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos Originais