Prevalência e fatores associados ao estado nutricional de universitárias ingressantes em Florianópolis, SC.

Autores

  • Larissa da Cunha Feio Costa Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Nutrition. Florianópolis, SC, Brazil.
  • Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Nutrition. Florianópolis, SC, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n3p326

Resumo

O ingresso no meio universitário proporcionaa adoção de novos comportamentos, que podem repercutir na saúde dos estudantes.O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil e fatores associados ao estado nutricional de universitárias ingressantes em uma universidade pública de Florianópolis, SC. As variáveis sociodemográficas e comportamentais foram obtidas por meio de entrevista com aplicação de questionário estruturado. O estado nutricional foi avaliado com base no índice de massa corporal, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal. Os dados de consumo alimentar foram obtidos por meio da aplicação de inquérito recordatório alimentar de 24 horas. O teste Qui-quadrado de Pearson foi aplicado para selecionar as variáveis independentes associadas ao índice de massa corporal. A taxa de resposta obtida no presente estudo foi de 86,6%, totalizando a participação de 220 universitárias. As estudantes, em maioria, eram adolescentes (57,7%), residiam com os familiares (69,5%), eram sedentárias (55,9%) e eutróficas (72,3%). A prevalência de baixo peso foi de 15,9%, enquanto a de excesso de peso foi de 11,8%. O desjejum foi a refeição principal de maior omissão entre as universitárias (16,9%) e a maioria delas (79,0%) apresentou consumo energético inferior a2.200 quilocalorias. O consumo energético foi a única variável associada, inversamente, com o estado nutricional (p= 0,0358). Faz-se necessária aimplantação de medidas educativas de saúde na universidade, a fim deestabelecer hábitos de vida e de alimentação saudáveis.

Biografia do Autor

Larissa da Cunha Feio Costa, Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Nutrition. Florianópolis, SC, Brazil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Nutrition. Florianópolis, SC, Brazil.

Docente doutor do Departamento de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais