Comparação entre desempenhos de corrida time trial realizados em pista e esteira

Autores

  • Cecília Segabinazi Peserico Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil.
  • Fabiana Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Maringá, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n4p456

Resumo

Poucos estudos verificaram a influência do ambiente de teste (campo e laboratório) sobre o ritmo de corrida e variáveis fisiológicas obtidas durante o desempenho em corrida de endurance. Portanto, o objetivo deste estudo foi comparar o comportamento da velocidade média (VM), ritmo de corrida, frequência cardíaca (FC) e percepção subjetiva de esforço (PSE) obtidas durante os desempenhos de corrida em provas time trial de uma hora realizados em pista de atletismo e em esteira. Dezoito homens corredores recreacionais (25,4 ± 3,3 anos) realizaram duas performances de uma hora de corrida: uma em esteira e outra em pista de atletismo de 400 m. A PSE e a FC foram registradas a cada 10 minutos, e a VM a cada 15 minutos para a determinação do ritmo de corrida. As variáveis relacionadas aos desempenhos foram comparadas pelo teste t de Student para amostras pareadas. Os valores de VM, FC e PSE obtidos durante diferentes momentos das provas foram comparados pela Anova de dois fatores para medidas repetidas seguido do post hoc de Bonferroni. Para todas as análises, foi adotado nível de significância de P< 0,05. A VM da prova realizada em pista (12,2 ± 0,8 km·h-1) foi superior à prova em esteira (11,8 ± 0,8 km·h-1). Além disso, foram encontradas diferenças entre os dois desempenhos para os valores de frequência cardíaca média e máxima, e para o ritmo de corrida. A partir dessas diferenças, conclui-se que os desempenhos foram influenciados pelo ambiente onde as provas de uma hora foram realizadas.

Downloads

Publicado

2014-05-27

Edição

Seção

Artigos Originais