Emprego do cálculo amostral em pesquisas científicas de periódicos nacionais de Educação Física

Autores

  • Luciano Fernandes Crozara Universidade Estadual Paulista
  • Amanda Christine da Silva Sponton Universidade Estadual Paulista
  • Aline Pincerato Jarrete Universidade Estadual Paulista
  • Hygor Nunes Araujo Universidade Estadual Paulista
  • Oscar Gutiérrez Huamaní Universidade Estadual Paulista
  • Rômulo Araújo Fernandes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n5p514

Resumo

O emprego equivocado da bioestatística nas pesquisas científicas implica em erros metodológicos tanto na condução quanto nas análises das mesmas. Dentre estes, a ausência do cálculo amostral, considerado primordial para validação e credibilidade dos resultados, é frequentemente encontrado. O objetivo do estudo foi verificar com que frequência o cálculo amostral é empregado nos artigos publicados em periódicos nacionais de Educação Física. Foram incluídos no estudo somente periódicos científicos nacionais classificados entre A1 e B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos quais foram analisados somente artigos originais disponíveis na íntegra e publicados no período de 2010 a 2012. Foram excluídos do estudo artigos de revisão, carta ao editor, ponto de vista e artigos originais que não realizaram nenhum tipo de análise estatística. Aproximadamente 15% dos artigos analisados realizaram cálculo amostral; não houve diferença entre as proporções destes ao longo dos anos. Observou-se diferença entre as subáreas da Educação Física (educação, saúde e esporte), sendo menor na subárea esporte (p=0,001) em relação às demais. Os periódicos classificados como B2 apresentaram maior uso do cálculo amostral em relação àqueles classificados como B1 (p=0,013) e A2 (p=0,007). O emprego do cálculo amostral em pesquisas científicas publicadas em periódicos nacionais de Educação Física no período de 2010 a 2012 não foi satisfatório, especialmente na subárea esporte. Além disso, não foi observada uma evolução do uso do cálculo amostral ao longo dos anos analisados.

Biografia do Autor

Luciano Fernandes Crozara, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Rio Claro, SP.

Amanda Christine da Silva Sponton, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Rio Claro, SP.

Aline Pincerato Jarrete, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Rio Claro, SP.

Hygor Nunes Araujo, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Rio Claro, SP.

Oscar Gutiérrez Huamaní, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Rio Claro, SP.

Rômulo Araújo Fernandes, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade. Rio Claro, SP.

Laboratório de Investigação em Exercício. Presidente Prudente, SP.

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Publicado

2014-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais