Efetividade de uma intervenção de base escolar sobre o tempo de tela em estudantes do ensino médio

Autores

  • Carla Menêses Hardman Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Physical Education, Florianópolis, Brazil.
  • Mauro Virgilio Gomes de Barros University of Pernambuco/Federal University of Paraíba. Associate Graduate Program in Physical Education, Brazil.
  • Adair Silva Lopes Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Physical Education, Florianópolis, Brazil.
  • Rodrigo Antunes Lima Department of Exercise Epidemiology, Center of Research in Childhood Health, University of Southern Denmark, Odense, Denmark.
  • Jorge Bezerra Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Physical Education, Florianópolis, Brazil.
  • Markus Vinicius Nahas Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Physical Education, Florianópolis, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16s1p25

Resumo

Embora os efeitos sejam pequenos, algumas intervenções para a redução do comportamento sedentário em jovens têm sido bem sucedidas. O objetivo do estudo foi verificar a efetividade de uma intervenção de base escolar para promoção da atividade física e hábitos alimentares saudáveis sobre indicadores de tempo de tela em escolares. Trata-se de um estudo de intervenção randomizado e controlado com estudantes (15 a 24 anos) do ensino médio do período noturno de escolas públicas de duas capitais brasileiras: Florianópolis e Recife. A coleta de dados foi realizada no início (março) e ao final (dezembro) do ano letivo de 2006, mediante aplicação de um questionário. Os estudantes que relataram despender duas ou mais horas por dia assistindo televisão ou jogando videogame/usando o computador em dias de semana ou em dias do fim de semana foram considerados expostos ao tempo de tela. Estas análises foram conduzidas mediante utilização de regressão logística. Dos 2.155 escolares incluídos na linha de base, 989 foram avaliados no período pós-intervenção. Observou-se que o grupo intervenção reduziu significativamente a exposição ao tempo de videogame / computador nos dias de fim de semana quando comparado ao grupo controle (29,8% vs 35,6%, respectivamente; p=0,004). Após ajustamento para potenciais fatores de confusão, verificou-se que a intervenção não teve efeito significativo na redução da exposição ao tempo de tela nos escolares investigados. O modelo de intervenção adotado no projeto Saúde na Boa não foi efetivo em reduzir o tempo de tela de estudantes do ensino médio.

Biografia do Autor

Carla Menêses Hardman, Federal University of Santa Catarina. Graduate Program in Physical Education, Florianópolis, Brazil.

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Mestrado em Educação Física na área de Atividade Física relacionada à Saúde pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB (2010). Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em atividade física e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, avaliação física, aptidão física, comportamentos de risco à saúde

Rodrigo Antunes Lima, Department of Exercise Epidemiology, Center of Research in Childhood Health, University of Southern Denmark, Odense, Denmark.

Os autores declararam não haver qualquer potencial conflito de interesse referente a este artigo

Publicado

2014-05-08

Edição

Seção

Artigos Originais