Associação entre comportamento não saudável e qualidade e duração do sono em adolescentes

Autores

  • Luana Peter Hoefelmann Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Adair da Silva Lopes Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Luciana Gatto de Azevedo Cabral Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Cecília Bertuol Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Alexsandra da Silva Bandeira Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Markus Vinicius Nahas Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2015v17n3p318

Resumo

O sono inadequado tem sido associado com o comportamento não saudável na adolescência. Este estudo teve como objetivo estimar a prevalência de indicadores negativos do sono (percepção da má qualidade e duração insuficiente do sono) entre os alunos e identificar comportamentos não saudáveis associados a este resultado. Este estudo é parte de uma pesquisa de base escolar, transversal, realizada em 2011, em adolescentes do Estado de Santa Catarina, Brasil. Estudantes do ensino médio com idades entre 15 a 19 anos (n = 6.529) e matriculados em escolas públicas estaduais participaram do estudo. Os alunos responderam a um questionário sobre o número de horas dormidas (insuficiente: <8 h, suficiente: ? 8 h); qualidade do sono percebida (boa ou má); e variáveis comportamentais. Regressão logística multinomial foi realizada, utilizando os relatos de indicadores positivos do sono e relatos negativos de um ou dois indicadores do sono. Cerca de 30% dos adolescentes relataram uma percepção negativa do sono, indicando má qualidade e duração insuficiente. O uso de computadores / videogames (? 4 h/d) e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, salgadinhos ou doces foram associados a indicadores negativos do sono. Um elevado número de jovens apresentou um ou dois indicadores negativos do sono, e verificou-se uma associação entre estes indicadores e uma série de comportamentos não saudáveis. 

Biografia do Autor

Luana Peter Hoefelmann, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

Kelly Samara da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

Adair da Silva Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

Luciana Gatto de Azevedo Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

Cecília Bertuol, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

Alexsandra da Silva Bandeira, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

Markus Vinicius Nahas, Universidade Federal de Santa Catarina.

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Florianópolis, SC . Brasil.

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Publicado

2015-05-18

Edição

Seção

Artigos Originais