Reflexões sobre o processo de seleção e preparação de equipes: o caso da seleção Brasileira masculina de voleibol infanto-juvenil
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
Esta pesquisa foi realizada com o propósito de analisar a estratégia metodológica adotada pelo técnico da seleção brasileira masculina de voleibol infanto-juvenil nos treinamentos no período preparatório da equipe. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas filmagens em vídeo de 45 sessões de treinamentos, sendo 28 em Belo horizonte e 17 em Poços de Caldas. Também foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o treinador da seleção brasileira e a sua comissão técnica. Os resultados da pesquisa indicam que a prática pedagógica do técnico foi fortemente influenciada por concepções metodológicas tecnicistas, desenvolvimentistas e sistêmicas. A mesma foi desenvolvida através da combinação de diferentes metodologias, como as analíticas, sintéticas, estruturalistas, dinâmicas e progressivas. A relação da comissão técnica com os atletas foi harmoniosa e respeitosa. Verificou-se que além dos fatores antropométricos, condicionantes, técnico-coordenativos, tático-cognitivos e psicológicos, os doze atletas que representaram o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude, também foram escolhidos por outras qualidades. Dentre essas qualidades, pode-se citar a capacidade de liderança, o espírito de equipe, a coragem e a determinação. A pesquisa apontou que o processo de preparação da seleção brasileira foi realizado com muita competência, através de uma periodização correta dos treinamentos e uma seleção criteriosa dos atletas, que seguiu padrões internacionais como a altura, força física e recursos técnicos individuais.Publicado
2004-05-24
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Artigos Originais
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