Estudo de comparação da nomenclatura dos exercícios resistidos entre profissionais e discentes de educação física
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n2p233Resumo
Nos últimos anos, observa-se um aumento significativo na popularidade do treinamento de força (TF), bem como aumento significativo no número de profissionais e estudantes de Educação Física no Brasil. Neste sentido, uma variedade de nomes tem sido adotada para os exercícios resistidos. O objetivo do estudo foi comparar a nomenclatura dos exercícios resistidos adotados por profissionais de Educação Física e estudantes de graduação, bem como verificar a frequência de nomes adotados para cada exercício, respectivamente. O estudo incluiu 191 alunos de pós-graduação e profissionais de Educação Física atuantes no TF em centros e academias do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Dez exercícios tradicionalmente realizados em programas de TF foram selecionados. Os resultados indicaram que não houve associação entre a nomenclatura dos exercícios e grau acadêmico para todos os exercícios incluídos na pesquisa. No entanto, houve diferença significativa (p <0,001) entre as frequências de respostas para cada exercício, considerando toda a amostra. Neste sentido, no presente estudo, foi possível identificar diferença significativa da nomenclatura dos exercícios resistidos. Logo, a padronização da nomenclatura é essencial para estabelecer uma direção e clareza na comunicação entre profissionais da área.
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