Aquisição e refinamento do sentar independente: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
O desenvolvimento motor normal de uma criança é dependente da maturação do sistema nervoso central, sofrendo influências da genética e do meio em que a criança vive. Observa-se, no entanto, que o desenvolvimento motor apresenta uma ordem seqüencial semelhante em todas as crianças, relacionada com o aprimoramento do controle motor. O objetivo deste estudo foi verificar as habilidades e padrões motores utilizados por crianças neurologicamente normais para atingir a posição sentada. A amostra foi composta por 81 crianças, entre 06 e 12 meses de idade cronológica, de creches públicas e privadas de cidades do Vale do Itajaí-SC. A avaliação foi feita através de três observações consecutivas da forma como a criança atingia o sentar independente a partir da posição supina, voluntariamente ou respondendo a estímulos dados pelo pesquisador. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e qualitativamente através do método de análise de distribuição de freqüência em tabelas cruzadas. Os principais achados deste estudo foram que a aquisição da posição sentada inicia-se aos sete meses e requer a passagem pela posição prona com o uso do apoio de cotovelos no solo, evoluindo para o uso de quatro apoios, posição mais adotada nos diversos estratos. A passagem direta da posição supina para a posição sentada requer maior equilíbrio entre a musculatura flexora e extensora e é um marco na evolução desta atividade motora, sendo observada neste estudo em crianças acima de dez meses. Observou-se também uma tendência de comportamento motor nas passagens em cada estrato etário, além de diferenças em crianças da mesma idade, relacionadas, provavelmente, à genética e ao meio.Publicado
2006-12-19
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Artigos Originais
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