Mensuração da percepção de barreiras para a prática de atividades físicas: Uma proposta de instrumento

Autores

  • Marcelle de Oliveira Martins Mestrado em Educação Física/ CDS/UFSC (2000). Orientador: Prof. Dr. Edio Luiz
  • Edio Luiz Petroski Prof. Dr. do DEF/CDS/UFSC; NuCIDH – CDS/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Palavras-chave:

Barreiras, Atividade Física, Adultos, Questionário, Barriers, Physical activity, Adults, Questionnaire

Resumo

Atualmente, temas relacionados a comportamento (mudança de padrões, hábitos relacionados à saúde, estilo de vida, crenças e atitudes, motivação para a prática, percepção de barreiras) estão entre os assuntos mais investigados pelos cientistas da área da Educação Física. O presente trabalho tem o intuito de propor um instrumento (questionário) objetivo a ser utilizado em pesquisas sobre comportamento humano, especialmente relacionado à percepção de barreiras para a prática de atividades físicas. Participaram do estudo 42 indivíduos adultos (22 mulheres e 20 homens), com o seguinte design metodológico: teste-reteste preliminar com intervalo de uma semana, reformulação do instrumento, teste-reteste final, com intervalo de uma semana. A reprodutibilidade das barreiras propostas foi avaliada inicialmente através do cálculo do índice Kappa, e posteriormente comparou-se os resultados de pré e pós teste (escore total e quantidade de barreiras) através do teste de correlação de Pearson. A testagem do instrumento demonstrou que o questionário proposto (uma lista de dezenove barreiras avaliadas em escala ordinal) pode ser facilmente utilizado, devido à aplicabilidade e clareza bastante satisfatórias, além de permitir um índice de reprodutibilidade de respostas adequado.

Biografia do Autor

Marcelle de Oliveira Martins, Mestrado em Educação Física/ CDS/UFSC (2000). Orientador: Prof. Dr. Edio Luiz

Mais informações:
Currículo Lattes

Edio Luiz Petroski, Prof. Dr. do DEF/CDS/UFSC; NuCIDH – CDS/UFSC

Mais informações:
Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais