Ficha antropométrica na escola: o que medir e para que medir?

Autores

  • Carmem Cristina Beck NUPAF – Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – UFSC
  • Ilca Maria Saldanha Diniz NUPAF – Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – UFSC
  • Marcius de Almeida Gomes Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII
  • Edio Luiz Petroski Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano – NuCIDH/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Palavras-chave:

Antropometria, Criança, Educação, Ficha antropométrica, Anthropometry, Child, Education, Anthropometric record card

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor um modelo de Ficha Antropométrica Escolar (FAE), fundamentado nos critérios e protocolos utilizados pela antropometria. Este modelo buscou responder a questionamentos como: o que e para que medir, visando contribuir para a efetivação de uma proposta coerente com as tendências atuais, que visam à educação para a adoção de um estilo de vida saudável. Para a construção deste modelo observou-se o contexto educacional brasileiro, a fim de apresentar alternativas de ampliação e inserção dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A implantação de uma sistemática de avaliação antropométrica na escola é de fundamental importância, pois possibilita o acompanhamento do crescimento e a detecção de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, que tem início em idades cada vez mais precoces. Deste modo, foram abordados tópicos referentes a medidas antropométricas no âmbito escolar; a fundamentação e a proposição de um modelo de FAE; os procedimentos de medidas, interpretações e recomendações. A FAE é destinada aos professores de Educação Física e demais profi ssionais da saúde, pesquisadores e a todos os educadores interessados na promoção de um estilo de vida saudável, com ênfase nos aspectos de crescimento e fatores de risco às doenças relacionadas, principalmente, ao excesso de peso e transtornos alimentares. Acredita-se que o apoio pedagógico das instituições de ensino são fatores determinantes para o sucesso na implantação da FAE, como parte integrante do projeto político pedagógico das escolas.

Biografia do Autor

Carmem Cristina Beck, NUPAF – Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – UFSC

Mais informações:
Currículo Lattes

Ilca Maria Saldanha Diniz, NUPAF – Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – UFSC

Mais informações:
Currículo Lattes

Marcius de Almeida Gomes, Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII

Mais informações:
Currículo Lattes

Edio Luiz Petroski, Núcleo de Pesquisa em Cineantropometria e Desempenho Humano – NuCIDH/UFSC

Mais informações:
Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-03-30

Edição

Seção

Ponto de Vista