Estágios de mudança de comportamento para a prática de atividade física: uma revisão da literatura

Autores

  • Samuel de Carvalho Dumith Universidade Federal de Pelotas
  • Marlos Rodrigues Domingues Universidade do Vale dos Sinos
  • Denise Petrucci Gigante Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2008v10n3p301

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura acerca dos estudos que investigaram os estágios de mudança de comportamento para a prática de atividades físicas em adultos. Para isto, foi efetuada uma pesquisa nas seguintes bases de dados eletrônicas: Medline/Pubmed, Web of Science, Ovid, Biomed Central, Elsevier, Oxford, Sports Discus, PsycInfo e Lilacs. Os descritores utilizados foram: “transtheoretical model”, “stages of change”, “stages of readiness” combinados com “physical activity” e “exercise”. Quando apropriado, empregaram-se seus termos correspondentes em português. Foram selecionados apenas artigos originais ou de revisão que tratassem sobre o assunto, sendo excluídos outros tipos de trabalhos. Os pontos discutidos neste artigo abordam os tópicos a seguir: origem e evolução dos estágios; formas de operacionalização e de análise dos estágios; validade e reprodutibilidade dos instrumentos utilizados para medir os estágios; e os fatores associados aos estágios. Conclui-se, ressaltando a importância do modelo dos estágios de mudança de comportamento para promover a prática de atividade física na população.

Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Dumith, Universidade Federal de Pelotas

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Currículo Lattes

Marlos Rodrigues Domingues, Universidade do Vale dos Sinos

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Denise Petrucci Gigante, Universidade Federal de Pelotas

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Currículo Lattes

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Publicado

2008-07-18

Edição

Seção

Artigos de Revisão