Confiabilidade das medidas de demanda física, fisiológica e tática em pequenos jogos com superioridade e igualdade numérica no futebol
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2016v18n5p602Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar a confiabilidade das demandas física, fisiológica (FC) e tática em configurações de pequenos jogos (PJ) em igualdade (3x3) e superioridade numérica (4x3) no futebol. Dezoito jogadores do sexo masculino de uma equipe de futebol jogaram entre si os dois tipos de PJ, com duas séries de 4 minutos e 4 minutos de pausa entre elas. Durante os jogos, as variáveis relacionadas à demanda física (distâncias, velocidades, acelerações) e fisiológica foram registradas utilizando-se um equipamento de GPS (15hz) e um cardiofrequencímetro. Os comportamentos táticos individuais propostos pelo Sistema de Avaliação Tática no Futebol foram registrados por um avaliador partir da análise da filmagem dos jogos. A confiabilidade das medidas foi verificada considerando os valores individuais de cada atleta em cada série de PJ, por meio do coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e do erro padrão de medida absoluto e percentual (EPM e EPM%, respectivamente). Como resultado, um maior número de variáveis relacionadas às demandas física e fisiológica apresentaram valores de CCI significativos com classificação moderada a excelente em relação às variáveis relacionadas à demanda tática. Considerando as variáveis com valores de CCI significativos em ambas as configurações de jogo, o EPM% variou entre 3,0 e 42,0% para as variáveis físicas e para a FC, e de 31,6 a 75,0% para as variáveis relativas à demanda tática. Conclui-se que diversas variáveis relacionadas às demandas física e fisiológica apresentaram confiabilidade moderada à excelente. Diferentemente, a maioria das medidas relacionadas à demanda tática não foi confiável em ambos PJ.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY