Efeito da associação de prática imagética e física na aprendizagem motora em crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n5p363Resumo
Imagética dos próprios movimentos tem mostrado induzir aprendizagem motora em adultos, porém são escassas evidências similares em crianças. O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito da associação entre prática imagética e prática física em comparação com prática física pura em uma habilidade manual em crianças de 9-10 anos de idade. A tarefa consistiu em transportar um bloco e encaixá-lo em um suporte com rapidez e estabilidade, avaliando-se o tempo de movimento para completar os componentes de “alcance” e “transporte”. As crianças foram distribuídas em três grupos: (a) prática física (FIS) (240 tentativas), (b) combinação (COMB) de prática imagética (180 tentativas) e prática física (60 tentativas), e (c) controle (CON), com associação de rotação visual (180 tentativas) e prática física (60 tentativas). O desempenho foi avaliado imediatamente e 24 h após a prática. Os resultados indicaram que o grupo FIS obteve ganho persistente de desempenho no componente “transporte”, porém não no componente “alcance”, enquanto o grupo COMB alcançou ganho persistente de desempenho em ambos os componentes de movimento; não foram encontradas diferenças significantes para o grupo CON. Estes resultados sugerem que a prática imagética aprimora a representação mental da tarefa motora em crianças, enquanto que a prática física oferece informação de feedback sensorial sobre o os movimentos realizados. Como conclusão, nossos resultados sugerem que a combinação de prática física e imagética é um procedimento que pode ser mais efetivo do que prática física pura para aprendizagem motora em crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY