Efeito da associação de prática imagética e física na aprendizagem motora em crianças

Autores

  • Patrícia Sayuri Takazono Universidade de São Paulo
  • Luis Augusto Teixeira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n5p363

Resumo

Imagética dos próprios movimentos tem mostrado induzir aprendizagem motora em adultos, porém são escassas evidências similares em crianças. O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito da associação entre prática imagética e prática física em comparação com prática física pura em uma habilidade manual em crianças de 9-10 anos de idade. A tarefa consistiu em transportar um bloco e encaixá-lo em um suporte com rapidez e estabilidade, avaliando-se o tempo de movimento para completar os componentes de “alcance” e “transporte”. As crianças foram distribuídas em três grupos: (a) prática física (FIS) (240 tentativas), (b) combinação (COMB) de prática imagética (180 tentativas) e prática física (60 tentativas), e (c) controle (CON), com associação de rotação visual (180 tentativas) e prática física (60 tentativas). O desempenho foi avaliado imediatamente e 24 h após a prática. Os resultados indicaram que o grupo FIS obteve ganho persistente de desempenho no componente “transporte”, porém não no componente “alcance”, enquanto o grupo COMB alcançou ganho persistente de desempenho em ambos os componentes de movimento; não foram encontradas diferenças significantes para o grupo CON. Estes resultados sugerem que a prática imagética aprimora a representação mental da tarefa motora em crianças, enquanto que a prática física oferece informação de feedback sensorial sobre o os movimentos realizados. Como conclusão, nossos resultados sugerem que a combinação de prática física e imagética é um procedimento que pode ser mais efetivo do que prática física pura para aprendizagem motora em crianças.

Biografia do Autor

Patrícia Sayuri Takazono, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Luis Augusto Teixeira, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais