Confiabilidade de um teste em laboratório de sprint longo no ciclismo: aplicações da menor mudança significativa em desempenho para desenhos de medidas repetidas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n2p201Resumo
Os objetivos do presente estudo foram avaliar a confiabilidade do desempenho de sprint longo no ciclismo em um grupo de ciclistas recreacionais e fornecer limiares para mudanças no desempenho para este grupo de sujeitos em delineamentos de medidas repetidas, através de uma escala de magnitudes. A reprodutibilidade da potência média durante um contrarrelógio de 1-min foi avaliada em um grupo de 15 ciclistas recreativamente treinados (26 ± 5 anos, 176 ± 5 cm, 78 ± 8 kg). Eles foram avaliados em dias separados, com aproximadamente uma semana de intervalo. Os valores de teste-reteste no contrarrelógio de 1-min para o grupo inteiro foram 7,0 ± 0,5 W/kg and 6,9 ± 0,6 W/kg (mudança sistemática e limite de confiança de 90% de -1,0% ± 1,2%). Nossos resultados indicam boa reprodutibilidade teste-reteste (erro típico de 1,8%, limite de confiança de 90% de 1,4% para 2,6%; coeficiente de correlação intraclasse de 0,96, limite de confiança de 90% de 0,91 para 0,99), mas sugeriu uma redução da média de potência para os sujeitos “mais lentos” no reteste (-2,0%, limite de confiança de 90% de ±1,8%). Se não monitorada, esta queda sistemática na potência pode interferir nos resultados de estudos utilizando grupos com níveis similares de desempenho, particularmente investigando estratégias para melhorar o desempenho em sprints com duração próxima a 1 min. Os limiares para efeitos moderado, grande, muito grande e extremamente grande para média da potência em sprint longo no ciclismo são aproximadamente 0,4%, 1,3%, 2,3%, 3,6% e 5,8%, respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
