Indicadores de desempenho registrados em função do tempo no basquetebol brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n2p172Resumo
A análise de desempenho no basquetebol a partir de indicadores técnicos dissociados do momento em que ocorreram no jogo parece não mais responder às questões emergentes do jogo, pois não se identificam os períodos em que a eficiência ofensiva de uma equipe aumentou ou diminuiu. O objetivo foi caracterizar e comparar os indicadores técnicos nos períodos positivos, negativos e no jogo todo, entre equipes vencedoras e perdedoras no basquetebol profissional masculino. Foram filmados e analisados 14 jogos de equipes profissionais do sexo masculino do Novo Basquete Brasil, na temporada regular de 2011/2012. Recorreu-se ao teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para as variáveis com distribuição normal recorreu-se ao teste T de amostras independentes e para as variáveis que não apresentaram distribuição normal ao teste de Mann-Whitney, a fim de comparar o desempenho das equipes. A análise no jogo todo mostrou que as equipes vencedoras tiveram médias significativamente maiores em arremessos de três pontos certos, já nos períodos positivos tiveram em lances livres certos, bandejas certas, rebotes defensivos e faltas defensivas. Nos períodos negativos as equipes perdedoras fizeram mais faltas defensivas e ofensivas. O desempenho das equipes no jogo todo pode não elucidar os indicadores determinantes para a construção da diferença no placar. Sugere-se que os treinadores identifiquem os períodos de melhor e pior desempenho das equipes no jogo e os indicadores neles envolvidos, para preparar as equipes para superar os períodos negativos e obter maior número de períodos positivos no jogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY