Tempo sedentário e ambiente percebido sobre o bairro em adolescentes de 12 a 17 anos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n5p456Resumo
O ambiente no entrono da residência pode contribuir para atenuar ou acentuar o tempo em atividades sedentárias em adolescentes. Objetivou-se avaliar a associação entre o tempo sedentário e a percepção do ambiente sobre o bairro em adolescentes de 12 a 17 anos residentes no sul do Brasil. Este foi um estudo transversal realizado entre os meses Agosto, 2013 e Maio, 2014, em uma amostra de adolescentes, recrutados em 32 setores censitários da cidade de Curitiba-PR, Brasil. Os setores foram selecionados de acordo com as características de walkability e renda. O ambiente percebido foi avaliado com o questionário NEWS-Y. O tempo sedentário foi avaliado de maneira objetiva por meio de acelerômetros (GT1M, GT3x e GT3x+) durante sete dias consecutivos. Modelos de regressão linear foram empregados para testar as associações, sendo consideradas como variáveis de confundimento a idade, o estado nutricional, o nível socioeconômico e a escolaridade. As análises foram realizadas considerando o valor de p<0,05 através do software SPSS 20,0. A amostra analítica contou com 364 adolescentes com dados válidos de acelerômetros (meninas=50,5%; idade média=14,7 anos, DP=1,7 anos), tendo apresentando 489,6 minutos/dia (DP=99,5 minutos/dia) de tempo em atividades sedentárias. Após ajuste para as variáveis de confundimento apenas a percepção de lugares para caminhar e para pedalar manteve-se associada com tempo sedentário tanto para meninos (B=-23,402; p=0,016) quanto para meninas (B=-15,572; p=0,079). A percepção de locais para caminhar e pedalar tem relação inversa com tempo sedentário entre adolescentes residentes em locais com extremos de walkability nível socioeconômico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY