Aptidão aeróbica é associada com a melhora da capacidade de sprints repetidos de atletas de basquetebol após seis semanas de treinamento durante o período preparatório
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n1p114Resumo
Capacidade de sprints repetidos (CSR) é considerada um importante atributo para o basquetebol, sendo a aptidão aeróbica apontada como fator limitante para a repetição dos sprints. O objetivo do estudo foi verificar se a mudança no VO2PICO se relaciona com a melhoria da CSR após seis semanas de treinamento durante o período preparatório. 12 atletas de basquetebol universitário do sexo masculino com idade entre 18-24 anos participaram do estudo. Os atletas foram submetidos a uma avaliação da composição corporal, teste incremental máximo em esteira e teste de CSR (6x30-m) antes e após seis semanas de treinamento. Para efeito do estudo recorreu-se ao cálculo do delta percentual de mudança. Teste t pareado foi utilizado para verificar as diferenças após o treinamento e a correlação de Pearson e regressão linear simples foram utilizadas para verificar a relação entre o ?%VO2PICO e ?%CSR. Observaram-se melhorias nos índices CSRPICO (t(1,11)= 2,7; p=0,023); CSRMÉDIA (t(1,11)= 2,8; p=0,019); CSRTOTAL (t(1,11)= 2,6; p=0,028); CSRDEC (t(1,11)= 2,9; p=0,015); e sprints 4 (t(1,11)= 2,4; p=0,037); 5 (t(1,11)= 3,14; p=0,010); e 6 (t(1,11)= 3,65; p=0,004) e VO2PICO (t(1,11)= -5,4; p<0,001); O %VO2PICO se relacionou com o ?%CSRMÉDIA (r=-0,667; r2= 0,383), ?%CSRTOTAL (r= -0,673; r2= 0,393), ?%Sprint 3 (r=-0,669; r2=0,387), ?%Sprint 4 (r=-0,659; r2=0,371), ?%Sprint 5 (r=-0,689; r2=0,413), ?%Sprint 6 (r=-0,678; r2=0,400). É possível concluir que ~39% da melhoria das variáveis associadas com a manutenção de sprints repetidos (CSRMÉDIA; CSRTOTAL; sprints 3,4,5 e 6) dos atletas de basquetebol foi compartilhada pelo aumento de ~7,5% no VO2PICO
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY