Efeito de uma competição escolar de futebol com jogos em dias consecutivos no estado de recuperação de jogadores sub-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n5p402Resumo
O presente estudo objetivou analisar o efeito de uma competição escolar de futebol com jogos em dias consecutivos no estado de recuperação física de jogadores sub-19. Foram avaliados, de forma aleatória, 31 atletas escolares (17,1±1,1 anos) participantes de uma competição escolar de futebol de campo sub-19, composta de duas chaves com quatro equipes cada, seguido de semifinais e final. Os jogos tiveram 70 min de duração (dois tempos de 35 min com 15 min de intervalo), e foram realizados em dias consecutivos com intervalo de 24h entre cada jogo. Foi medida a dor muscular de início tardio (DOMS) e Qualidade Total de Recuperação (QTR) antes de cada jogo da primeira fase (n= 31) e da semifinal (n=18). A carga interna dos jogos foi medida a pelo método da percepção subjetiva do esforço da sessão (PSE-sessão). A QTR foi maior antes do primeiro jogo em comparação com os demais jogos (p< 0.001). A DOMS aumentou após o primeiro jogo e não retornou aos valores basais antes do quarto jogo (p< 0.001). A PSE-sessão e a carga interna do quarto jogo foram maiores que as dos demais jogos (p< 0,001). Em adição, não houve correlação entre a carga interna do jogo e a QTR (p> 0,05). A monotonia encontrada no período avaliado foi de 3,1±2.0 UA. Os resultados indicam que o período de 24h parece ser insuficiente para a completa recuperação de atletas escolares de futebol sub-19, sugerindo a organização de competições escolares de futebol sub-19 com maior intervalo entre os jogos e busca por métodos que acelerem a recuperação.
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