Prevalência da participação esportiva entre adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n4p388Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever a prevalência da participação esportiva em crianças e adolescentes brasileiros por meio de uma revisão sistemática. Esta revisão segue os itens Preferred Reporting for Systematic reviews e Meta-Analysis (PRISMA) e o protocolo foi previamente cadastrado no PROSPERO (95441), as buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed, ScIELO, Bireme e EMBASE . A estratégia de busca incluiu uma combinação de palavras-chave: crianças e adolescentes, prevalência e participação esportiva. Quatro artigos incluíram 7104 adolescentes com idades entre 10 e 18 anos, residentes em quatro cidades diferentes localizadas no Sudeste (n = 1) e Sul (n = 3) do Brasil, foram realizadas coletas de dados entre 2004 e 2012. As maiorias dos estudos tiveram desenho transversal e os achados de todas as pesquisas foram publicados em revistas internacionais. A definição de “participação esportiva” não foi a mesma em todos os artigos. A prevalência geral de participação esportiva entre adolescentes foi de 58,1%, maior entre os meninos (65,9%) do que nas meninas (51,5%). A revisão sistemática identificou que a prevalência de participação esportiva entre adolescentes brasileiros é baixa e significativamente afetada por gênero.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Os autores concedem os direitos de primeira publicação à RBCDH, sendo a obra simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons (CC BY) 4.0 Internacional.
Os autores estão autorizados a celebrar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional, em site pessoal, publicação de tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
