Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2009v11n3p299Resumo
Este trabalho objetivou verificar o nível de atividade física (NAF) e o comportamento sedentário em escolares da cidade de Aracaju (SE). Participaram do estudo 1028 estudantes de ambos os sexos, com uma média de 15,38 (2,44) e 15,24 (2,40) anos de idade para o sexo feminino e masculino, respectivamente. Da amostra, 24,7% eram crianças e 75,3% adolescentes, com uma média de 12,07 (0,88) e 16,39 (1,72) anos de idade, respectivamente. Utilizou-se um instrumento já aplicado em estudos nacionais, com o qual se identificou o tempo médio de horas assistindo TV (hTV) por dia e o NAF – PAQ-C. Para a análise de dados, foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes, o Exato de Fisher e o teste de comparação entre duas proporções. Adotou-se nível de significância de 5% (p?0,05). O sexo masculino teve um escore de 2,25 (0,60) para atividade física, significativamente, maior que o feminino. A prevalência de sedentarismo foi 72,5, 89,3 e 85,2% para o sexo feminino, considerando os, grupos pos “crianças”, adolescentes” e “todo o grupo”, respectivamente, sendo para o masculino uma prevalência de 55,4, 74,8 e 69,8% para os mesmos grupos considerados. Não houve diferenças quando consideradas as hTV entre os sexos e nem ao comparar escolares sedentários com ativos fisicamente (p>0,05). Concluiu-se que: a) há alta prevalência de crianças e adolescentes caracterizados como “sedentários” e “muito sedentários”; b) o sexo masculino apresentou maiores NAF que o feminino c) adolescentes são menos ativos do que as crianças. d) há grande quantitativo de hTV no grupo estudado.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY