Processo de desenvolvimento da validade de conteúdo da avaliação do conhecimento pedagógico na natação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2020v22e72071

Resumo

Este estudo teve o objetivo de validar o conteúdo dos itens de um instrumento de avaliação dos conteúdos substantivos, suas organizações e formas de prática e do feedback pedagógico para a natação por meio do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Esta análise se reteve ao polo teórico da validação de instrumentos, que gerou uma grelha de ocorrências sobre itens relativos ao conhecimento pedagógico de conteúdo do ensino e aprendizagem da natação. A amostra foi composta por três avaliadores, com experiência ativa de no mínimo 10 anos na área do ensino da natação que julgaram 31 itens quanto a concordância dos critérios de clareza da linguagem, pertinência prática, relevância teórica e da dimensão teórica. Seguindo o critério de concordância mínima aceitável para o CVCi?0,7 três itens da grelha foram excluídos, pois apresentaram resultados abaixo do esperado nos critérios pertinência prática e relevância teórica. Em seguida um novo CVCtotal foi mensurado, levando-se em consideração 28 itens restantes. Nos três critérios o CVCtotal foi satisfatório, demonstrando que os itens foram descritos de forma clara, que se adequam ao ensino e aprendizagem da natação e indicam estar de acordo com as competências que o professor deve ter sobre o conhecimento pedagógico no ensino desse esporte. Subdivididos nas dimensões de natureza da tarefa, organização e formas de prática e feedback pedagógico e suas subdimensiones objetivo, forma, direção e referencial, os 28 itens darão auxílio como meio pedagógico ao professor de natação quanto aos conteúdos aplicados, sua organização da prática e seus feedbacks.

Referências

Ramos V, Graça ABS, Nascimento JVD. The pedagogical content knowledge: structure and implications to physical education teacher education. Rev Bra Educ Fís Esporte 2008; 22(2):161-71.

Grossman PL, Wilson SM, Shulman LS. Teachers of Substance: Subject Matter Knowledge for Teaching. Profr Rev Curríc Form Profr 2005; 9(2):01-25.

Tani G, Basso L, Corrêa UC. The teaching of sport to children and youth: considerations about a forgotten phase of motor development. Rev Bras Educ Fís Esporte 2012; 26(2):339-350.

Pestana G. Communicative success in sports: study of feedback of instructor and athlete within the teaching of sports. Horizonte 2006; 21(124):29-35.

Costa PHL. Pedagogy in swimming: a preliminar systematic review. Rev Mackenzie Educ Fís Esporte 2010; 9(1):50-54.

Aburachid LMC, Greco PJ. Validation process of a tactical declarative knowledge test in tennis. J Phys Educ 2010; 21(4):603-610.

Pasquali L. Psychologial instrumentalization. Fundamentals and practice. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Aleixo IMS, Vieira MM. Feedback on the instruction of Artistic Gymnastics. Motrici 2012; 8(S2):849-859.

Pereira MF, Mesquita RI, Graça AS, Moreno AMP. Multidimensional analysis of pedagogical feedback in volleyball training setting. Rev Int Med Cienc Act Fís Deporte 2010; 10(38):181-202.

Santos CA, Rodrigues JJF. The soccer coach instruction. Comparative analysis between the preparation meeting of the competition and before, during and at half time of the game. Fit Perform J 2008; 7(2):112-122.

Gilbert W, Trudel P, Gaumond S, Larocque L. Development and application of an instrument to analyse pedagogical content interventions of ice hockey coaches. Social Sport J 1999; 2(2).

Murcia JAM. Development and preliminary validation of an aquatic competence scale for children 4 to 11 years old. Rev Int Cienc Deporte 2005, 1(1):14-27.

Varveri D, Flouris A, Smirnios N, Pollatou E, Karatzaferi C, Sakkas G. Developing and testing an instrument to assess aquaticity in humans. J Bodyw Mov Ther 2016, 20(3).

Canossa S, Fernandes RJ, Carmo C, Andrade A, Soares SM. Multidisciplinary teaching in swimming: methodological reflection and proposal of check list. Motrici 2007, 3(4): 82-99.

Shulman LS. Paradigms and research programs for the study of teaching. In: Wittrock MC. Handbook of research on teaching. Barcelona: Paidós/MEC; 1989. 9-91.

Ward P. The role of content knowledge in conceptions of teaching effectiveness in physical education. Res Q Exerc Sport 2013; 84(4):431-440.

Hernandez-nieto RA. Data collection instruments in social sciences and biomedical sciences. Mérida: Universidad de Los Andes; 2011.

Pires NCM, Arantes EC, Silva WV, Kato HT. Differences and similarities in sampling techniques of top-of-mind researches: a comparative study. Rev Bras Gest Neg 2006; 8(22):37-45.

Balbinotti MA, Benetti C, Terra PRS. Translation and validation of the Graham-Harvey survey for the Brazilian context. Int J Manag Finance 2006; 3(1):26-48.

Ugrinowitsch H, Benda RN. Contributions from motor learning: the practice in Physical Education intervention. Rev Bras Educ Fís Esporte 2011; 25:25-35.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais