Evidências de validade de conteúdo do teste de coordenação motora com bola

Autores

Resumo

Objetivou-se estabelecer evidências de validade de conteúdo do Teste de Coordenação motora com bola (TCMB). Participaram como especialistas do processo de validação quatro professores doutores e ex-treinadores esportivos com experiência acadêmica na área da coordenação motora. Os especialistas avaliaram 4 tarefas motoras e atribuíram uma nota em uma escala tipo Likert de um a cinco pontos para os critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Recorreu-se ao coeficiente de validade (CVC) para determinação do CVCc de cada tarefa e o CVCt para o instrumento como um todo, adotando como ponto de corte CVCc .70 e CVCt .80. Os resultados evidenciaram boa concordância dos especialistas quanto à “clareza de linguagem” (CVC= .89), “pertinência prática” (CVC= .81) e “relevância teórica” (CVC= .86). Para a “pertinência prática” das figuras e vídeos de execução das tarefas, observou-se CVCt de .86 e CVCt de .95, respectivamente. Quando solicitada a ordem de relevância das pressões coordenativas, a concordância entre avaliadores apresentou existência de ao menos quatro pressões coordenativas em cada tarefa e destas ao menos duas pressões com maior relevância. Após o cálculo do CVC, determinou-se a validade ecológica do TCMB aprovando-o como um instrumento para a avaliação da coordenação motora com bola no contexto dos jogos esportivo.

Referências

Barnett LM, Ridgers ND, Salmon J. Associations between young children’s perceived and actual ball skill competence and physical activity. J Sci Med Sport 2015;18(2):167–71.

Kröger C, Roth K. Escola da Bola - Um Abc para Iniciantes nos Jogos Esportivos - 2a Ed. Phorte editora: São Paulo; 2005.

Rudd J, Butson ML, Barnett L, Farrow D, Berry J, Borkoles E, et al. A holistic measurement model of movement competency in children. J Sports Sci 2016;34(5):477–85.

Caçola P, Ibana M, Ricard M, Gabbard C. Children with developmental coordination disorder demonstrate a spatial mismatch when estimating coincident-timing ability with tools. Res Dev Disabil 2016; 48:124–31.

D’Hondt E, Deforche B, Gentier I, Verstuyf J, Vaeyens R, De Bourdeaudhuij I, et al. A longitudinal study of gross motor coordination and weight status in children. Obesity 2014; 22(6):1505–11.

Luz, LGO, Teixeira AFS, Santos R, Padez C, Ferreira JP, Silva, MJC. Association between BMI and body coordination test for children (KTK). A meta-analysis. Rev Bras Med Esporte 2015;21(3):230-235.

Vandorpe B, Vandendriessche J, Vaeyens R, Pion J, Matthys S, Lefevre J, et al. Relationship between sports participation and the level of motor coordination in childhood: a longitudinal approach. J Sci Med Sport 2012;15(3):220-205.

Ferreira L, Vieira JLL, Rocha FF, Silva PN, Cheuczuk F, Caçola P, et al. Percentile curves for Brazilian children evaluated with the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, 2nd edition. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2020; 22:e65027.

Herrmann C, Gerlach E, Seelig H. Development and Validation of a Test Instrument for the Assessment of Basic Motor Competencies in Primary School. Meas Phys Educ Exerc Sci 2015;19(2):80–90.

Rosa Neto F. Manual de Avaliação Motora. 3rd ed. Florianopolis: DIOESC; 2015.

Silva SA, Zampier JELC, Silva FL. Valores de referência da coordenação com bola. Rev Acta Bras Mov Hum 2016;6(3):28–39.

Downloads

Publicado

2020-11-10

Edição

Seção

Artigos Originais