Gênero e o tipo de esporte importam na associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas e o desenvolvimento de competências para a vida?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2023v25e90980

Palavras-chave:

Motivação, Desenvolvimento Positivo da Juventude, Teoria da auto-determinação, Valores, Esporte Juvenil

Resumo

Este estudo examinou como a satisfação das necessidades psicológicas básicas pode prever o desenvolvimento de competências para a vida dos jovens participantes de acordo com o género e o tipo de desporto. Foi incluída uma amostra de 461 atletas juvenis brasileiros (325 meninos e 136 meninas) com idades entre 10 e 17 anos. A coleta de dados foi realizada por meio da Escala de Habilidades para a Vida no Esporte e da Escala de Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas no Esporte. No geral, as três subescalas de satisfação de necessidades psicológicas básicas explicaram uma quantidade significativa da variância em oito habilidades para a vida (faixa R2 = 0,02 a 0,08 p < 0,05) e habilidades para a vida totais (R2 = 0,07; p < 0,001) em atletas masculinos. Em relação às atletas femininas, as análises de regressão múltipla revelaram variância significativa apenas para trabalho em equipe (R²=0,09; p<0,01) e estabelecimento de metas (R²= 0,06; p<0,05). Em relação ao tipo de esporte, o modelo apresentou uma quantidade significativa de variância em oito habilidades para a vida (faixa R2 = 0,02 a 0,05 p < 0,05) e habilidades para a vida totais (R2 = 0,08; p < 0,001) em equipes. Esportes. Por último, nos desportos individuais, as análises de regressão múltipla revelaram variância significativa apenas no estabelecimento de metas (R²= 0,04; p<0,05). Os resultados mostraram que os treinadores desportivos juvenis podem concentrar-se nas necessidades psicológicas básicas dos jovens participantes ao tentarem promover o desenvolvimento de competências para a vida em contextos desportivos. Com base nestas conclusões, são apresentadas uma série de sugestões para melhorar futuras pesquisas e práticas nesta área.

Referências

Holt NL, Neely KC, Slater LG, Camiré M, Côté J, Fraser-Thomas J, et al. A grounded theory of positive youth development through sport based on results from a qualitative meta-study. Int J Sport Exerc Psychol. 2017;10(1):1-49.

Hodge K, Danish S. Promoting life skills for adolescent males through sport. Handbook of counseling boys and adolescent males: A practitioner’s guide. 1999:55-71.

Saud M, Ida R, Mashud Mi. Democratic practices and youth in political participation: a doctoral study. Int J Adolesc Youth. 2020;25(1):800-8.

Cronin LD, Allen J. Development and initial validation of the Life Skills Scale for Sport. Psychol Sport Exerc.. 2017;28:105-19.

Nascimento Junior JRAd, Fortes LdS, Freire GLM, Oliveira DVd, Fiorese L, Cronin LD. Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Portuguese Version of the Life Skills Scale for Sport. Meas Phys Educ Exerc Sci. 2019:1-14.

Pierce S, Gould D, Camiré M. Definition and model of life skills transfer. Int Rev Sport Exerc. 2017;10(1):186-211.

Gould D, Carson S. Life skills development through sport: Current status and future directions. Int Rev Sport Exerc. 2008;1(1):58-78.

Ryan RM, Deci EL. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness: Guilford Publications; 2017.

Cronin L, Marchant D, Johnson L, Huntley E, Kosteli MC, Varga J, et al. Life skills development in physical education: A self-determination theory-based investigation across the school term. Sport. Psychol Sport Exerc. 2020;49:101711.

Rigby CS, Ryan RM. Self-determination theory in human resource development: New directions and practical considerations. Adv. Dev. Hum. Resour.. 2018;20(2):133-47.

Ng JY, Lonsdale C, Hodge K. The Basic Needs Satisfaction in Sport Scale (BNSSS): instrument development and initial validity evidence. Sport. Psychol Sport Exerc. 2011;12(3):257-64.

Nascimento Junior JRAd, Vissoci JRN, Vieira LF. Psychometric properties of the Brazilian version of the basic needs satisfaction scale in sport (BNSSS). Psic.: Teor. e Pesq. 2018;34.

Francisco C, Parra FJ, Arce C, Vílchez M. Preliminary empirical validation of the “Basic Needs Satisfaction in Sport Scale” with a sample of Spanish athletes. Front. Psychol. 2018;9:1057.

Nascimento Junior JRAd, Freire GLM, Quinaud RT, Oliveira DVd, Cronin LD. Life Skills Development Through Sport in Brazil: A Study Based on Self-Determination Theory. Percept Mot Skills. 2021:00315125211000860.

Allen MS, Greenlees I, Jones M. Personality in sport: A comprehensive review. Int Rev Sport Exerc. 2013;6(1):184-208.

Chalabaev A, Sarrazin P, Fontayne P, Boiché J, Clément-Guillotin C. The influence of sex stereotypes and gender roles on participation and performance in sport and exercise: Review and future directions. Psychol Sport Exerc. 2013;14(2):136-44.

Camiré M, Rathwell S, Turgeon³ S, Kendellen K. Coach–athlete relationships, basic psychological needs satisfaction and thwarting, and the teaching of life skills in Canadian high school sport. Int J Sports Sci Coach. 2019;14(5):591-606.

Turgeon S, Camiré M, Rathwell S. Follow-up evaluation of the Coaching for Life Skills online training program. Int J Sports Sci Coach. 2021;16(1):173-80.

Hodge K, Gucciardi DF. Antisocial and prosocial behavior in sport: The role of motivational climate, basic psychological needs, and moral disengagement. Journal of Sport and Exercise Psychology. 2015;37(3):257-73.

Cronin LD, Allen J. Examining the relationships among the coaching climate, life skills development and well-being in sport. Int J Sports Sci Coach. 2018;13(6):815-27.

Occhino JL, Mallett CJ, Rynne SB, Carlisle KN. Autonomy-supportive pedagogical approach to sports coaching: Research, challenges and opportunities. Int J Sports Sci Coach. 2014;9(2):401-15.

Hofstede G, Garibaldi de Hilal AV, Malvezzi S, Tanure B, Vinken H. Comparing regional cultures within a country: Lessons from Brazil. J. Cross-Cult. Psychol. 2010;41(3):336-52.

Cronin L, Marchant D, Allen J, Mulvenna C, Cullen D, Williams G, et al. Students’ perceptions of autonomy-supportive versus controlling teaching and basic need satisfaction versus frustration in relation to life skills development in PE. Psychol Sport Exerc. 2019;44:79-89.

Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMFPd. STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Revi Sau Public. 2010;44(3):559-65.

Ato M, Lopez JJ, Benavente A. A classification system for research designs in psychology. An. Psicol. 2013;29(3):1038-59.

Freire GLM, da Silva AA, de Moraes JFVN, Costa NLG, de Oliveira DV, do Nascimento Junior JRA. Do age and time of practice predict the development of life skills among youth futsal practitioners? Cuad. Psicol. Deporte. 2021;21(1):135-45.

Nascimento Junior JRdAd, Freire GLM, Moraes JFVNd, Fortes LdS, Oliveira DVd, Cronin LD. Does life skills development within sport predict the social behaviours and sports values of youth futsal players? Int J Sport Exerc Psychol. 2021:1-15.

Hair JF, Risher JJ, Sarstedt M, Ringle CM. When to use and how to report the results of PLS-SEM. Eur. Bus. Rev.. 2019;31(1):2-24.

Cohen J. A power primer. Psychological bulletin. 1992;112(1):155.

Hair Jr JF, Sarstedt M, Hopkins L, Kuppelwieser VG. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Eur. Bus. Rev.. 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-04