Atividades Físicas em instituições de ensino infantil: uma abordagem bioecológica

Autores

  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, SP. Brasil.
  • Ana Lucia Brollo Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n2p140

Resumo

Mudanças sociais têm contribuído para a diminuição de oportunidades para as crianças praticarem atividades físicas; crianças têm sido levadas para instituições de ensino infantil, onde as oportunidades de brincar são insuficientes, perdendo benefícios que tal prática pode trazer. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre atividades físicas lúdicas e o desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo descritivo que observou 68 crianças de ambos os sexos, entre 4 e 6 anos de idade, de uma Instituição de Ensino Infantil em uma cidade do interior de São Paulo. Um programa com jogos e brincadeiras foi oferecido duas vezes por semana e foi realizado um evento com outras crianças. Foram analisadas atividades, papéis sociais, relações interpessoais, emoções e características pesso-ais. Houve evolução nas relações interpessoais e desenvolvimento de relações sociais, bem como, do controle emocional. As principais emoções básicas foram expressas e também diversas características das crianças. Assim, introduzir jogos e brincadeiras na escola pode contribuir para o desenvolvimento e engajamento infantil em atividades físicas.

Biografia do Autor

Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, SP. Brasil.

Prof. curso de mestrado em Educação Física - Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Metodista de Piracicaba.

Ana Lucia Brollo, Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, SP. Brasil.

Participante do NUPEM (Nucleo de Pesquisa em Pedagogia do Movimento) ligado a Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Metodista de Piracicaba

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Publicado

2010-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais