Ética na pesquisa em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-0037.2009v11n3p358Resumo
O objetivo é pensar a ética na pesquisa em Educação Física tendo como pano de fundo a conduta humana individual e coletiva. A questão ética para o ocidente, vem desde Platão com uma incessante busca pelas virtudes para harmonizar o bem pessoal e social e encontra os princípios absolutos de conduta: Autonomia, Beneficência e Justiça. A Educação Física não pode se isentar dos mesmos e das suas inúmeras áreas de desenvolvimento de pesquisas. Além da formação moral que se desenvolve e se solidifica dentro dos grupos sociais cuja característica é a ação de cunho individual, temos que considerar também princípios éticos como os apontados pelo Manifesto Mundial de Educação Física e o da categoria profissional, que balizam o cumprimento do exercício profissional. A pesquisa em Educação Física independente da área de investigação estará sempre num embate entre os princípios éticos institucionais regulamentados pelos diferentes comitês de ética, conselhos, e os valores aceitos pelos pesquisadores. Os comitês buscam preservar a integridade e dignidade dos sujeitos de pesquisas e os pesquisadores desafiam os limites do conhecimento sempre numa fronteira nada cômoda entre o aceito e o não aceito dentro de um determinado contexto de necessidades e visionismo acadêmico.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que seja dada a atribuição. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY