Problematizando o discurso biológico sobre o corpo e gênero, e sua influência nas práticas de ensino da biologia

Yonier Alexander Orozco Marin

Resumo


O ensaio tem como propósito central reconhecer a necessidade de problematizar o discurso
biológico sobre gênero e corpo, e sua circulação nos contextos escolares como um conhecimento científico neutro e objetivo, baseado no pressuposto de gênero normalizado e corpo ideal, que localiza aos corpos diferentes, estranhos, na margem. Inicialmente, os conceitos de corpo ideal e corpos nas margens são discutidos. Logo, uma série de argumentos que justificam a necessidade de problematizar esse discurso biológico é oferecida. Por fim, são discutidos possíveis caminhos para essa problematização, utilizando pressupostos teóricos da decolonialidade, fornecendo algumas reflexões específicas para o ensino da biologia. O ensaio discute significados ideológicos e colonizados que permeiam e fundamentam o discurso biológico.


Palavras-chave


conhecimento biológico; corpo; educação sexual; gênero

Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


ALBUQUERQUE, Durval. “Por uma história acre: saberes e sabores da escrita da historiografia”. In: ALBUQUERQUE, Gerson; ISHII, Raquel (org.). Desde as Amazônias: colóquios. Volume 2. Rio Branco: Nepan, 2014. p. 113-138.

ALBUQUERQUE, Gerson. “Acre”. In: ALBUQUERQUE, Gerson; PACHECO, Agenor. Uwa’kürü dicionário analítico. Rio Branco: Nepan Editora, 2016. p. 13-29.

BUTLER, Judith. Bodies that matter. On the discursive limits of sex. New York: Routledge, 1993.

CAETANO, Marcio; GOULART, Treyce; SILVA, Marlon. “Ensaio sobre a heteronormatividade: Modos curriculares de aprendizagem das sexualidades e do gênero”. Atos de pesquisa em educação, Blumenau, v. 11, n. 2, p. 634-655, 2016.

CARDONA, Deisy; ARIZA, Alejandra; GAONA, Cindy; MEDINA, Óscar. “Conocimientos sobre sexualidad en adolescentes escolares en la ciudad de Armenia, Colombia”. Revista Archivo Médico de Camagüey, Camagüey, v. 19, n. 6, p. 568-576, 2015.

COSTA, Paula; CORPES, Joanalira; SILVA, Elenita; VILAÇA, Teresa. “O ensino de biologia e suas articulações com as questões de corpos, gêneros e sexualidades”. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza [En línea]. Bogotá, v. 9, n. 16, p. 77-86, 2016. Disponible en http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/4500. https://doi.org/10.17227/20271034.vol.9num.16bio-grafia77.86. Acceso el 23/03/2018.

DALL’ORTO, Giovanni. “Mediterranean Homosexuality”. In: WAYNE, Dynes. Encyclopedia of Homosexuality. New York: Garland, 1990. p. 796-798.

DÍAZ, Gabi; MORGADE, Graciela; ROMÀN, Cecilia. “Currículo, género y sexualidades según las Ciencias Biológicas escolares”. Revista de Educación en Biología, Córdoba, v. 14, n. 2, p. 30-35, 2011.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. ALBUQUERQUE, Maria Thereza; ALBUQUERQUE, Guilhon. Rio de Janeiro: Edições GRAAL, 1999.

GROSFOGUEL, Ramón. “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos póscoloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global”. Trad. FERREIRA, Inês Martins. Revista Crítica de Ciências Sociais [En línea]. Coimbra, n. 80, p. 115-147, 2008. Disponible en https://journals.openedition.org/rccs/697. 10.4000/rccs.697. Acceso el 16/03/2018.

JARAMILLO, Claudia; SERRATO, Deysi. “El cuerpo como punto singular de la sexualidad: entre la normalización y otras posibilidades”. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza [En línea]. Bogotá, v. 9, n. 16, p. 47-60, 2016. Disponible en http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/4498. https://doi.org/10.17227/20271034.vol.9num.16bio-grafia47.60. Acceso el 23/03/2018.

LOURO, Guacira. “Currículo, Gênero e sexualidade: o ‘normal’, o ‘diferente’ e o ‘excêntrico’”. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 41-52.

LUISI, Verónica. Educación de la sexualidad en el contexto familiar y escolar. Educere, Santiago de Chile, v. 17, n. 58, p. 429-435, 2013. Disponible en http://www.saber.ula.ve/bitstream/handle/123456789/38384/articulo5.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acceso el 26/10/2018.

MEINARDI, Elsa. “Educación integral para las sexualidades”. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, Bogotá, v. 9, n. 16, p. 17–20, 2016.

MORGADE, Graciela. “Políticas de educação sexual integral: Saberes, práticas e corpos em tensão”. Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n.16, p. 63-71, 2015.

MORGADE, Graciela (Coord.). Toda educación es sexual: hacia una educación sexuada justa. Buenos Aires: La Crujía, 2011.

MUKHERJEE, Siddhartha. The gene: An intimate History. New York: Simon and Schuster, 2016.

PELÚCIO, Larissa. “Subalterno quem, cara pálida? Apontamentos às margens sobre póscolonialismos, feminismos e estudos queer”. Contemporânea [En línea]. São Carlos, v. 2, n. 2, p. 395-418, 2012. Disponible en http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/viewFile/89/54. ISSN-e 2316-1329. Acceso el 23/03/2018.

PÉREZ, Eulalia. De la biología imaginaria a la sociología real: obstáculos para el acceso de las mujeres a la ciencia. Madrid: Ed. Complutense, 1996.

PLAZA, María; GONZÁLEZ, Leonardo; MEINARDI, Elsa. “La reflexión metacognitiva como estrategia para trabajar las creencias de sexualidad y género en la formación docente”. Revista del IICE [En línea]. Buenos Aires, v. 38, p. 63-74, 2015. Disponible en http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/view/3461. ISSN 2451-5434 10.34096/riice.n38.3461. Acceso el 23/03/2018.

PRECIADO, Beatriz. Testo Yonqui. Barcelona: Espasa Calpe, 2008.

PUGLIESE, Joseph; STRYKER, Susan. “The somatechnics of race and whiteness”. Social Semiotics, London, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2009.

ROA, Paola; OSORIO, Angélica. “Problematización de la Educación Sexual: Reflexiones acerca de la sexualidad en la Escuela Colombiana”. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su Enseñanza, Bogotá, v. 9, n. 16, p. 23-29. 2016.

SANTOS, Sandro; ARAUJO, Ronaldo. “Corpos que ensinam e (des)organizam o discurso biológico: reflexões e diálogos na formação inicial de professores/as de Ciências e Biologia”. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA SBEnBio REGIONAL4 – MG GO TO DF, 3, Juiz de Fora/MG, 2015. Anais...

SILVA, Elenita. “Tecendo percursos para pensar o corpo”. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34, Natal/RN, 2014. Anais....




DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356283

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Licença Creative Commons
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Revista Estudos Feministas, ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.