Problematizando o discurso biológico sobre o corpo e gênero, e sua influência nas práticas de ensino da biologia

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356283

Resumo

O ensaio tem como propósito central reconhecer a necessidade de problematizar o discurso
biológico sobre gênero e corpo, e sua circulação nos contextos escolares como um conhecimento científico neutro e objetivo, baseado no pressuposto de gênero normalizado e corpo ideal, que localiza aos corpos diferentes, estranhos, na margem. Inicialmente, os conceitos de corpo ideal e corpos nas margens são discutidos. Logo, uma série de argumentos que justificam a necessidade de problematizar esse discurso biológico é oferecida. Por fim, são discutidos possíveis caminhos para essa problematização, utilizando pressupostos teóricos da decolonialidade, fornecendo algumas reflexões específicas para o ensino da biologia. O ensaio discute significados ideológicos e colonizados que permeiam e fundamentam o discurso biológico.

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Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia)

Licenciado en Biología por la Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia). Concluyó  la Maestría en Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas por la Universidad Federal del Acre (Rio Branco, Acre, Brasil). Actualmente es investigador del Grupo de Investigación “Biología, Enseñanza y Realidades” de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, desarrollando trabajos sobre los discursos docentes acerca de género y sexualidad,  y la necesidad de pensar prácticas de enseñanza de la biología fundamentadas en discursos transgresores y no normalizadores sobre género.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Marin, Y. A. O. (2019). Problematizando o discurso biológico sobre o corpo e gênero, e sua influência nas práticas de ensino da biologia. Revista Estudos Feministas, 27(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356283

Edição

Seção

Ponto de Vista