USOS E INCOMPREENSÕES DO CONCEITO DE GÊNERO NO DISCURSO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Glória de Lourdes Freire Rabay Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Gênero é um conceito de difícil compreensão e tem se tornado praticamente sinônimo de sexo, na linguagem comum e até mesmo acadêmica. Este trabalho, financiado pelo CNPq, assinala usos e incompreensões deste conceito no campo educacional no Brasil e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. Primeiro, enfoca a substituição da variável sociológica sexo por gênero, em formulários de identificação e tabelas de caracterização de sujeitos, e a confusão entre paridade de sexo e equidade de gênero, que reduz gênero a uma característica individual ou um marcador identitário. Segundo, demonstra a incompreensão expressa nas percepções e discursos de docentes de ambos os sexos, situados em cursos superiores masculinos, onde segue invisível ou não-problematizado o gendramento de campos de conhecimento e carreiras; e destaca, em discursos de mulheres docentes de Matemática o desconhecimento da problemática em uma disciplina onde a presença de mulheres continua reduzida. Argumenta, enfim, sobre a importância da transversalização da perspectiva de gênero no ensino superior e na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas, Centro de Educação, UFPB. Graduada em Pedagogia, UFPB; Mestra em Psicologia Educacional, UNICAMP; PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional, Michigan State University, USA; Pós-doutorado, Universidade de Valencia, Espanha. Bolsista de Produtividade CNPq. Temas de pesquisa: relações família-escola, gênero e formação docente, educação infantil e educação superior.

Glória de Lourdes Freire Rabay, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisa mulher, gênero, participação política, educação, diversidade, direitos e movimento social.

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Carvalho, M. E. P. de, & Rabay, G. de L. F. (2015). USOS E INCOMPREENSÕES DO CONCEITO DE GÊNERO NO DISCURSO EDUCACIONAL NO BRASIL. Revista Estudos Feministas, 23(1). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)