USOS E INCOMPREENSÕES DO CONCEITO DE GÊNERO NO DISCURSO EDUCACIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xAbstract
Gênero é um conceito de difícil compreensão e tem se tornado praticamente sinônimo de sexo, na linguagem comum e até mesmo acadêmica. Este trabalho, financiado pelo CNPq, assinala usos e incompreensões deste conceito no campo educacional no Brasil e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. Primeiro, enfoca a substituição da variável sociológica sexo por gênero, em formulários de identificação e tabelas de caracterização de sujeitos, e a confusão entre paridade de sexo e equidade de gênero, que reduz gênero a uma característica individual ou um marcador identitário. Segundo, demonstra a incompreensão expressa nas percepções e discursos de docentes de ambos os sexos, situados em cursos superiores masculinos, onde segue invisível ou não-problematizado o gendramento de campos de conhecimento e carreiras; e destaca, em discursos de mulheres docentes de Matemática o desconhecimento da problemática em uma disciplina onde a presença de mulheres continua reduzida. Argumenta, enfim, sobre a importância da transversalização da perspectiva de gênero no ensino superior e na pesquisa.
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