Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia

Autores

  • Elaine de Jesus Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/UFS
  • Joilson Pereira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/UFS
  • Claudiene Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/UFS https://orcid.org/0000-0002-2337-9370

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

As representações sociais que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual
influenciam a (des)construção de preconceitos na escola. Assim, essa pesquisa qualitativa
objetivou analisar as representações sociais de educadores/as do ensino fundamental maior e
médio acerca da diversidade sexual e da homofobia. Para tanto, empregou-se o método de
análise de conteúdo na modalidade categorial temática. Os resultados obtidos evidenciaram
que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em padrões sociais acerca da
diversidade sexual, que geram preconceitos sutis e contribuem com a homofobia no ambiente
escolar. Portanto, destaca-se a necessidade de (in)formações significativas acerca dessas
temáticas, possibilitando aos/às docentes promover ações pedagógicas que contribuam para
o reconhecimento da diversidade sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/UFS

MESTRA EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA UFS

Joilson Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/UFS

Professor do Núcleo de Pós-graduação em Psicologia Social/UFS

Claudiene Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/UFS

 

 Professora Adjunta do Departamento de Biologia da UFS

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Souza, E. de J., Silva, J. P. da, & Santos, C. (2017). Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia. Revista Estudos Feministas, 25(2), 519–544. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos