Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumo
As representações sociais que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual
influenciam a (des)construção de preconceitos na escola. Assim, essa pesquisa qualitativa
objetivou analisar as representações sociais de educadores/as do ensino fundamental maior e
médio acerca da diversidade sexual e da homofobia. Para tanto, empregou-se o método de
análise de conteúdo na modalidade categorial temática. Os resultados obtidos evidenciaram
que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em padrões sociais acerca da
diversidade sexual, que geram preconceitos sutis e contribuem com a homofobia no ambiente
escolar. Portanto, destaca-se a necessidade de (in)formações significativas acerca dessas
temáticas, possibilitando aos/às docentes promover ações pedagógicas que contribuam para
o reconhecimento da diversidade sexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
A licença permite:
Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que os termos da licença sejam respeitados. Os termos são os seguintes:
Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se foram feitas mudanças. Isso pode ser feito de várias formas sem, no entanto, sugerir que o licenciador (ou licenciante) tenha aprovado o uso em questão.
Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo permitido pela licença.