Descolonização, feminismos e condição queer em contextos africanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Este texto conduz a um primeiro mapeamento do campo de estudo sobre sexualidades
e teoria queer em contextos africanos. A África está se delineando como um laboratório de
elaboração de práticas teóricas – no campo do feminismo e das sexualidades dissidentes.
Destacamos as produções de uma jovem geração de africanos que problematiza as normas sexuais e de gênero nos diversos países da África do ponto de vista teórico, nos fundamentamos na primeira coletânea Queer africana, o Queer African Reader (QAR), publicada em 2013, e na coletânea Reclaiming Afrikan, publicada em 2014, que reúnem contribuições de estudios@s e militantes de vários países do continente. O maior aporte destas reflexões consiste em romper com a imagem de uma África homogênea do ponto de vista cultural e das práticas sexuais, colocando contra o muro a representação da África “obsessivamente” homofóbica, perpetuada pelas agendas LGBT globais, e a representação do caráter supostamente não africano da homossexualidade, disseminada pelos discursos nacionalistas de grupos religiosos locais. O QAR apresenta uma versão descolonizada da dissidência sexual que repensa o queer desde o Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caterina Alessandra Rea, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB

Professora da UNILAB/ Campus dos Malês, doutora em Filosofia pela Université Catholique de Louvain. Trabalhou como assistente no Institut Supérieur de Philosophie/UCL, na Bélgica, e como chargée de cours na Universidade de Lille 3. Trabalhou como pós-doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Núcleo Identidades de Gênero e Subjetividades. É autora de três livros: Desnaturaliser le corps. De l’opacité charnelle à l’énigme de la pulsion (2009), Psychanalyse san Oedipe. Antigone, genre et subversion (2010) e Corpisenza fronteire. Il sesso come questione política (2012).

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Rea, C. A. (2018). Descolonização, feminismos e condição queer em contextos africanos. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos