Em direção a uma ‘Europa do Mundo’ unida: entrevista com a historiadora Raquel Varela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n161883

Palavras-chave:

Mulheres, Feminismo

Resumo

Raquel Cardeira Varela é historiadora, investigadora e professora universitária portuguesa, especializada na área da História do Trabalho, História do Movimento Operário e História Global. Coordenou e publicou mais de 25 livros nesta área, bem como dezenas de artigos publicados nos campos da Sociologia, Serviço Social e Ciência Política. A interdisciplinaridade e internacionalização de sua carreira acadêmica a levaram a dar mais de 200 palestras realizadas em mais de 50 instituições portuguesas e estrangeiras. É membro convidado do Board of Trustees of the ITH-International Conference of Labour and Social History (Áustria), a mais antiga associação de estudos do trabalho na Europa, e membro da European Network in Universal and Global History (ENIUGH). Atualmente, é presidente da International Association Strikes and Social Conflicts, uma rede que conta com 35 instituições da Europa do Norte e Sul, Estados Unidos da América e América Latina. É coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais com visibilidade e reconhecimento público, tendo recebido, em 2013, o Santander Prize for Internationalization of Scientific Production. Raquel Cardeira Varela é comentadora do programa semanal de debate público O Último Apaga a Luz, na Rádio e Televisão de Portugal, e participa ativamente em outros espaços públicos proporcionados pela mídia.

Na entrevista que nos foi concedida, Raquel Cardeira Varela nos fala enquanto mulher, historiadora, acadêmica e, também, enquanto pensadora dos grandes problemas com que as mulheres e os homens de hoje se deparam – enquanto pessoas, trabalhadores, eleitores e cidadãos; de Portugal para a Europa e da Europa para o Mundo. 

Biografia do Autor

Sara de Athouguia Filipe, European University Institute

Sara de Athouguia Filipe é doutoranda no departamento de História e Civilização do European University Institute, em Florença (Itália). Suas áreas de investigação incluem História Cultural e Intelectual, História Política e Elites Políticas (séculos XIX-XX).

Referências

GREER, Germaine. A Mulher Eunuco. Circulo do livro, 1970.

GINZBURG, Carlo. “Una entrevista especial a Carlo Ginzburg: conversas com Adriano Sofri em 1982”. Tradução de Carlos Antonio Aguirre Rojas. Prohistoria: historia, políticas de la historia 3, p. 261-281, 1999.

VARELA, Raquel. Breve História da Europa - Da Grande Guerra Aos Nossos Dias. Lisboa: Bertrand, 2018.

WODON, Quentin T.; LEROY DE LA BRIERE, Benedicte. Unrealized potential: the high cost of gender inequality in earnings (English). The cost of gender inequality. Washington, D.C.: World Bank Group, 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Ponto de Vista