Desigualdade de acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras: uma interlocução com a perspectiva dos estudos de gênero
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n166177Resumen
Este artigo se propõe a apresentar e discutir parte de uma pesquisa mais ampla expondo o perfil sociológico do bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras sob as perspectivas da divisão sexual nas áreas de conhecimento e na mobilidade acadêmica internacional. O enfoque engloba a análise da participação das mulheres nessa mobilidade, no âmbito do País, e estreita-se de modo mais detalhado sobre o campus empírico do estudo, que é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão central aborda o percentual de mulheres que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, indagando as possíveis razões que impactaram essa participação tanto sob a perspectiva da literatura que investiga a divisão sexual na pesquisa científica no Brasil quanto da proficiência linguística. Ademais, estabelece-se uma comparação entre o contingente feminino de bolsistas no Programa Ciência sem Fronteiras e outros programas de mobilidade acadêmica no mundo.
Descargas
Citas
ACKERS, Louise. “Managing relationships in peripatetic careers: Scientific mobility in the European Union”. Women’s Studies International Quarterly, v. 27, n. 3, p. 189-201, 2004.
AQUINO, Estela Maria. “Gênero e saúde: perfil e tendências da produção científica no Brasil”. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. Esp., p. 121-132, 2006.
ARIÑO, Antônio; SOLER Ignés; LLOPIS, Ramon. “La Movilidad Estudiantil en España”. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, v. 7, n. 1, p. 143-167, 2014.
BAHIA, Mônica M.; LAUDARES, João Bosco. “A participação das mulheres em áreas específicas da Engenharia”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XXXIX, 2011, Blumenau, FURB. Anais... Blumenau: FURB, 2011. p. 1-9.
BALLATORE, Magali; BLÖSS Thierry. “Láutre réalité du programme Erasmus: affinités elective entre établissements et reproduction sociale des étudiants”. Formation Emploi, n. 103, p. 57-74, 2008a.
BALLATORE, Magaly; BLÖSS, Thierry. “Le sens cache de la mobilité des étudiants Erasmus”. In: DERVIN, Fred; BYRAM, Mike (Dirs.). Échanges et mobilités académiques. Quel bilan? Paris: Éditions L´Harmattan, 2008b. p. 17-31.
BRASIL. Decreto n. 7.642, de 14 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Diário Oficial da União. República Federativa do Brasil, 2011.
CARVALHO, Marília G. “É possível transformar a minoria em equidade?”. In: SIMPÓSIO GÊNERO E INDICADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA, 2008, Brasília, MEC/INEP. Anais... Brasília: MEC/INEP, 2008.
CATTAN, Nadine. “Students mobility, gender, and polycentrism in Europe”. In: CATTAN, Nadine. Cities and networks in Europe: A critical approach of polycentrism. Acueil: John Libbey Eurotext, 2007. p. 139-148.
CHARLES, Christophe; VERGER, Jacques. História das universidades. São Paulo: EDUNESP, 1996.
COMMISSION EUROPÉENNE. Le programme ERASMUS: étudier en Europe et plus encore. Éducation et Formation, 2010.
DE WIT, Hans. “The internationalization of higher education in a global context”. In: DE WIT, Hans. The dynamics of international student circulation in a global context. Leiden: Brill Sense, 2008. p. 1-14.
FELTRIN, Rebeca Buzzo; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; VELHO, Léa. “Mulheres sem fronteiras? Uma análise da participação das mulheres no Programa Ciência sem Fronteiras da Unicamp: motivações, desafios e impactos na trajetória profissional”. Cadernos Pagu [online], n. 48, 2016. e164804. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332016000300303&script=sci_abstract&tlng=pt. Epub 01/12/2016. ISSN 1809-4449. https://doi.org/10.1590/18094449201600480004.
FREITAS, Lucas Bueno de; LUZ, Nanci Stancki da. “Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero”. Cadernos Pagu [online], n. 49, 2017. e174908. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332017000100304&script=sci_abstract&tlng=pt. Epub 13/03/2017. ISSN 1809-4449. https://doi.org/10.1590/18094449201700490008.
GUEDES, Moema de Castro; AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio. “A produtividade científica tem sexo? Um estudo sobre bolsistas de produtividade do CNPq”. Cadernos Pagu, n. 45, p. 367-399, 2015.
HIRATA, Helena. Nova divisão sexual do trabalho? Um olhar voltado para a empresa e a sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo Técnico – Censo da Educação Superior. Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). Ministério da Educação, 2013.
JORDANOVA, Ludmilla. Nature Displayed. Gender, Science and Medicine 1760-1820. London; New York: Longman, 1999.
LASTRES, Helena Maria Martins; MELO, Hildete Pereira de; MARQUES, Teresa C. de Novaes. “Gênero no sistema de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Gênero, v. 4, p. 73, 2004.
LETA, Jacqueline; LEWISON, Grant. “The contribution of women in Brazilian science: a case study in astronomy, immunology, and oceanography”. Scientometrics, v. 57, n. 3, p. 339-53, 2003.
LIMA, Betina Stefanello; COSTA, Maria Conceição da. “Gênero, ciências e tecnologias: caminhos percorridos e novos desafios”. Cadernos Pagu [online], Campinas, n. 48, 2016. e164805. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-83332016000300304&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Epub 01/12/2016. ISSN 1809-4449. https://doi.org/10.1590/18094449201600480005.
LOMBARDI, Maria Rosa. “Engenheiras Brasileiras: Inserção e Limites de Gênero no Campo Profissional”. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, jan./abr. 2006.
LOPES, Maria Margaret. “Sobre convenções em torno de argumentos de autoridade”. Cadernos Pagu, n. 27, p. 35-61, 2006.
MAGALHÃES, Marcos N.; LIMA, Antônio Carlos P. Noções de probabilidade e estatística. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
MAIA, Marcel Maggion. “Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação”. Cadernos Pagu, n. 46, p. 223-244, 2016.
MELO, Hildete Pereira de; RODRIGUES, Lígia Maria. Pioneiras das Ciências no Brasil. Rio de Janeiro: SBPC, 2006.
MELO, Hildete Pereira de. “Ciência e Tecnologia no Feminino 1990/1999”. Revista Feminismos, v. 2, n. 3, 2014.
MELO, Hildete Pereira de; RODRIGUES, Ligia. “Pioneiras da ciência no Brasil: uma história contada doze anos depois”. Ciência e Cultura, v. 70, n. 3, p. 41-47, 2018.
MELO, Hildete Pereira de; LASTRES, Helena M. M. “Ciência e tecnologia numa perspectiva de gênero: o caso do CNPq”. In: SANTOS, Lucy W. dos; ICHIKAWA, Elise Y.; CARGANO, Doralice de F. (Orgs.). Ciência, tecnologia e gênero: desvelando o feminino na construção do conhecimento. Londrina: Instituto Agronômico do Paraná, 2006. p. 129-160.
MELO, Hildete Pereira de; OLIVEIRA, André B. “A produção científica brasileira no feminino”. Cadernos Pagu, Campinas, n. 27, p. 301-331, 2006.
MINELLA, Luzinete Simões. “Temáticas prioritárias no campo de gênero e ciências no Brasil: raça/etnia, uma lacuna?”. Cadernos Pagu, Campinas, n. 40, p. 95-140, 2013.
NOGUEIRA, Maria Alice. “Cosmopolitismo científico e escolarização dos filhos – o caso das famílias de ex-bolsistas no exterior”. Relatório Final de Pesquisa. CNPq, 2007.
OCDE. ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. “Qui sont les étudiants en mobilité international et où choissent-ils d´étudier?”. Regards sur l’éducation 2009: les indicateus de l’OCDE. Paris: OCDE, 2010.
ROBERTSON, Susan. “Desafios enfrentados por universidades em um mundo em globalização”. In: MOROSINI, Marilia C. (Org.). Qualidade na educação superior: reflexões e práticas investigativas. Porto Alegre: EDPUCRS, 2011. p. 430-451, (Dados Eletrônicos).
ROSEMBERG, Fúlvia; ANDRADE Leandro F. “Ação Afirmativa no Ensino Superior Brasileiro: A Tensão entre Raça/Etnia e Gênero”. Cadernos Pagu, Campinas, n. 31, p. 419-437, jul./dez. 2008.
SAITOVITCH, Elisa Maria Baggio; LIMA, Betina; BARBOSA, Márcia. “Gender equity in the brazilian physics community at present day”. In: FIFTH IUPAP INTERNATIONAL CONFERENCE ON WOMEN IN PHYSICS AIP CONFERENCE PROCEEGINGS, Proceeedings…, 2015.
SALVADOR, Sileide France Turan. Gênero na engenharia: o corpo docente em Curitiba/PR. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
RAMOS, Milena Yumi. “Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos”. Educação e pesquisa [online], v. 44, 2018, e161579. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100303&lng=pt&tlng=pt. Epub 22/06/2017. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706161579.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Estudos Feministas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista Estudos Feministas está bajo licencia de la Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con los debidos créditos de autoría y publicación inicial en este periódico.
La licencia permite:
Compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y/o adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se cumplan los términos de la licencia. Los términos son los siguientes:
Atribución - se debe otorgar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Esto se puede hacer de varias formas sin embargo sin implicar que el licenciador (o el licenciante) haya aprobado dicho uso.
Sin restricciones adicionales - no se puede aplicar términos legales o medidas de naturaleza tecnológica que restrinjan legalmente a otros de hacer algo que la licencia permita.


