{reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v29n167314

Palavras-chave:

gênero, gap de gênero, programação, mulheres, tecnologia

Resumo

A partir de um estudo de caso preliminar, neste artigo analisa-se uma iniciativa de impacto social cujo foco é a capacitação profissional de mulheres na área de programação. A {reprograma} é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos a mulheres de baixa renda desempregadas. Discute-se em que medida tais atividades permitem o desenvolvimento de uma ‘consciência de gênero’ e como o tema se reflete na experiência profissional das participantes. O artigo parte da hipótese de que as desigualdades de gênero na área de programação podem ser superadas por meio de iniciativas como a {reprograma}, que incentivam não apenas o desenvolvimento de capacidades para uma atuação profissional qualificada, mas também a oportunidade de promover mudanças neste mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Silvia Rodrigues Follador, Pesquisadora independente

Mestre em Relações Internacionais (Sciences-Po, Paris). Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP e Sciences-Po Paris). Pós-graduada em Prática Social Reflexiva (Crossfields Institute e Alanus Hochshule). Possui experiência na qualificação do investimento social privado de empresas, institutos, fundações e organizações internacionais, além de atuar como professora de Inovação, Tecnologia e Mudanças.

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Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos