{reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v29n167314

Resumo

A partir de um estudo de caso preliminar, neste artigo analisa-se uma iniciativa de impacto social cujo foco é a capacitação profissional de mulheres na área de programação. A {reprograma} é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos a mulheres de baixa renda desempregadas. Discute-se em que medida tais atividades permitem o desenvolvimento de uma ‘consciência de gênero’ e como o tema se reflete na experiência profissional das participantes. O artigo parte da hipótese de que as desigualdades de gênero na área de programação podem ser superadas por meio de iniciativas como a {reprograma}, que incentivam não apenas o desenvolvimento de capacidades para uma atuação profissional qualificada, mas também a oportunidade de promover mudanças neste mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Rodrigues Follador, Pesquisadora independente

Mestre em Relações Internacionais (Sciences-Po, Paris). Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP e Sciences-Po Paris). Pós-graduada em Prática Social Reflexiva (Crossfields Institute e Alanus Hochshule). Possui experiência na qualificação do investimento social privado de empresas, institutos, fundações e organizações internacionais, além de atuar como professora de Inovação, Tecnologia e Mudanças.

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? São Paulo: Letramento, 2018.

AMEEN, Nisreen; WILLIS, Robert. “Towards closing the gender gap in Iraq: understanding gender differences in smartphone adoption and use”. Information Technology for Development, v. 25, n. 4, p. 660-685, March 2018.

ANTONIO, Amy; TUFFLEY, David. “The Gender Digital Divide in Developing Countries”. Future Internet, v. 6, n. 4, p. 673-687, October 2014.

AVGEROU, Chrisanthi. “Information systems in developing countries: a critical research review”. Journal of Information Technology, v. 23, n. 3, p. 133-146, June 2008.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Volume 2. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

BRASIL. Censo da Educação Superior. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior.

BUSKENS, Ineke; PRIMO, Natasha. “Integrating gender awareness in ICT4D research: concept paper for ACACIA International Development Research Center Ottawa, Canada”. IDRC-CRDI, Grabouw, p. 1-71, 2010. Disponível em https://idl-bnc-idrc.dspacedirect.org/bitstream/handle/10625/47248/133612.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 21/04/2019.

BUTLER, Judith. “Gender as Performance: an interview with Judith Butler”. Radical Philosophy, n. 67, p. 32-39, Summer 1996.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CARNEIRO, Sueli. “Mulheres em movimento”. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 117-132, 2003.

CASTELLS, Manuel. “Epilogue: Informationalism and the Network Society”. In: HIMANEN, Pekka. The hacker ethic, and the spirit of the information age. New York: Random House Trade Paperbacks, 2001. p. 155-178.

CASTRO, Bárbara. “Performing gender at work”. Cadernos Pagu [online], Campinas, n. 35, p. 379-388, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332010000200014. ISSN 0104-8333. https://doi.org/10.1590/S0104-83332010000200014. Acesso em 21/04/2019.

COLLINS, Patricia Hill. “Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória”. Parágrafo, v. 5, n. 1, p. 6-17, jan./jun. 2017.

COUTINHO, Dimitria. “Reprograma coloca mulheres no mercado de trabalho de tecnologia”. Ada [online], 2018. Disponível em https://ada.vc/2018/12/13/reprogramamercado-de-trabalho/. Acesso em 21/04/2019.

CRENSHAW, Kimberlé. “Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero”. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 1º semestre 2002.

DALE, Karen. “Building a Social Materiality: Spatial and Embodied Politics in Organizational Control”. Organization, v. 12, n. 5, p. 649-678, September 2005.

ENGLUND, Victoria. Foundation for Media Alternatives: A qualitative study of women empowerment through ICT. 2019. Thesis (Bachelor) - Department of Humanities, Education and Social Sciences, Örebro University, Örebro, Örebro, Sweden.

ESCOBAR, Arturo. “Latin America at a crossroads?”. Cultural Studies, v. 24, n. 1, p. 1-65, January 2010.

FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis: Vozes, 1971.

GAMBA, Susana; DIZ, Tania (Orgs.). Dicionário de Estúdios de Género y Feminismo. Buenos Aires: Biblios, 2007.

GANTMAN, Ernesto R.; YOUSFI, Hèla; ALCADIPANI, Rafael. “Challenging Anglo-Saxon dominance in management and organizational knowledge”. Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 2, p. 126-129, março/abril 2015.

GONZALEZ, Lélia. “Por um feminismo Afro-Latino-Americano”. Caderno de Formação Política do Círculo Palmarino, n. 1, p. 12-20, 2011. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/271077/mod_resource/content/1/Por%20um%20feminismo%20Afro-latino-americano. pdf. Acesso em 11/05/2020.

GOYAL, Ashima. “Developing women: why technology can help”. Information Technology for Development, v. 17, n. 2, p. 112-132, April 2011.

HARAWAY, Donna. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 1995 [1988]. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/cadpagu/article/1828. Acesso em 07/05/2020.

HEIJDE, Claudia; VAN DER HEIJDEN, Beatrice. “A competence-based and multidimensional operationalization and measurement of employability”. Human Resource Management, v. 45, n. 3, p. 449-476, August 2006.

HICKS, Marie. Programmed Inequality: How Britain Discarded Women Technologists and Lost its Edge in Computing. Cambridge: MIT Press, 2017.

HOGAN, Robert et al. “Employability and career success: Bridging the gap between theory and reality”. Industrial and Organizational Psychology, v. 6, n. 1, p. 3-16, March 2013.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de Gênero: Uma Análise dos Resultados do Censo Demográfico. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv88941.pdf. Acesso em 22/05/2019.

KELAN, Elisabeth. Performing gender at work. London: Palgrave Macmillan, 2009.

KLEINE, Dorothea. Technologies of choice? ICTs, development and the capabilities approach. Cambridge: MIT Press, 2013.

LOH, Yvonne Ai-Chi; CHIB, Arul. “Tackling social inequality in development: beyond access to appropriation of ICTs for employability”. Information Technology for Development, p. 532-551, 2018. DOI: 10.1080/02681102.2018.1520190.

LUBAR, Steven. “Men/Woman/Production/Consumption”. In: HOROWITZ, Roger; MOHUN, Arwen (Orgs.). His and Hers: gender, consumption, and technology. Charlottesville: University Press of Virginia, 1998.

MAJCHRZAK, Ann et al. “Designing for digital transformation: Lessons for information systems research from the study of ICT and societal challenges”. MIS Quarterly: Management Information Systems, v. 40, n. 2, p. 267-278, June 2016.

MAUSS, Marcel. “Les techniques du corps”. Journal de Psychologie, n. 32, p. 271-293, 15 mars-15 avril 1936.

McKENNA, Peter. Gender and programming: a difference in style? 2002. PhD Thesis. University of Liverpool, Liverpool, Lancashire, England.

MEAD, Margareth. Sex and temperament in three primitive societies. New York: Dell, 1935.

MICHIE, Susan; NELSON, Debra. “Barriers women face in information technology careers”. Women in Management Review, v. 21, n. 1, p. 10-27, January 2006.

OLABI. “Um levantamento sobre a necessidade e a pertinência de incluir mais mulheres negras na inovação e na tecnologia”. Pretalab [online], 2018. Disponível em https://www.pretalab.com. Acesso em 21/04/2019.

ODAME, Helen. “Introduction”. In: VALK, Marine (Org.). Gender and ICTs for development: A global sourcebook. KIT (Royal Tropical Institute), Critical Reviews and Annotated Bibliographies Series. Amsterdam/Oxford: KIT/Oxfam, 2005. p. 13-23.

ONU. “Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development”. Department of Economic and Social Affairs. Sustainable Development. United Nations, 2015. Disponível em https://sdgs.un.org/2030agenda.

ORLIKOWSKI, Wanda. “Sociomaterial Practices: Exploring Technology at Work”. Organization Studies, v. 28, n. 9, p. 1435-1448, September 2007.

PATEL, Reena; PARMENTIER, Mary. “The Persistence of Traditional Gender Roles in the Information Technology Sector: A Study of Female Engineers in India”. Information Technologies and International Development, v. 2, n. 3, p. 29-46, Spring 2005.

PINEDA, Evelyn; GONZALEZ, Carlos. “Networking Skills in Latin America”. IDC/Cisco [online], 2016. Disponível em https://www.cisco.com/IDC_Skills_Gap_LatAm.pdf. Acesso em 08/03/2019.

PNAD/IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2015. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/44/0. Acesso em 08/03/2019.

POSNER, Miriam. “We can teach women to code, but that just creates another problem”. The Guardian [online], 2017. Disponível em https://www.theguardian.com/techwomen-code. Acesso em 21/04/2019.

QUINAUD, Adriana. Rede social empresarial: uma proposta de abordagem interdisciplinar, multiteórica e integrativa. 2018. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

RANGEL, Pamela. A Quantitative Examination of Gender Bias and Language Paradigm in the Evaluation of Source Code. 2018. PhD (Thesis) - School of Business and Technology Management, Northcentral University, San Diego, California, United States of America.

RAPKIEWICZ, Clevi. Femina Computationalis ou A construção do Gênero na Informática. 1998. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RME (Rede Mulher Empreendedora). “{reprograma} abre inscrições para curso gratuito de programação para mulheres”. RME [online], 2016. Disponível em https://rme.net.br/2016/08/31. Acesso em 08/03/2019.

RUSSO, Paschoal; GUERREIRO, Reinaldo. “Percepção sobre a sociomaterialidade das práticas de contabilidade gerencial”. Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 6, p. 567-584, nov./dez. 2017.

SALIH, Sara. Judith Butler - Routledge Critical Thinkers. London: Routledge, 2002.

SCHWARTZ, Juliana et al. “Mulheres na informática: quais foram as pioneiras?”. Cadernos Pagu [online], Campinas, n. 27, p. 255-278, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332006000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. ISSN 1809-4449. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332006000200010. Acesso em 08/03/2019.

SEN, Amartya. Development as freedom. London: Oxford University Press, 1999.

SILVA, Salete. “Contribuições para a incorporação da perspectiva de gênero no parlamento”. Interfaces Científicas - Direito, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 29-42, fevereiro 2015.

SMITH, Matthew et al. “Mobile phones and expanding human capabilities”. Information Technologies and International Development, v. 7, n. 3, p. 77-88, January 2011.

STRATTON, Caroline; BAILEY, Diane. “A Turn to Latin America: Improving Theory Development in the ICT4D Literature”. In: iCONFERENCE, 2015. New Port Beach, University of California, Irvine: The Donald Bren School of Information and Computer Sciences. Proceedings, 2015. p. 1-11. Disponível em: http://hdl.handle.net/2142/73438. Acesso em 22/05/2019.

TOLBERT, Caroline et al. “Are All American Women Making Progress Online? African-Americans and Latinas”. Information Technologies and International Development, v. 4, n. 2, p. 61-88, Winter 2007.

TOYAMA, Kentaro. Geek heresy: Rescuing social change from the cult of technology. New York: Public Affairs, 2015.

TSHIVHASE, Mmabatho et al. The use of Sen’s capability approach in ICT4D: an exploratory review. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION RESOURCES MANAGEMENT (CONF-IRM), 10, 2016, Capetown, University of Capetown. Proceedings, 2016. Disponível em https://aisel.aisnet.org/confirm2016/10. Acesso em 22/05/2019.

WALSHAM, Geoff. “ICT4D research: reflections on history and future agenda”. Information Technology for Development, v. 23, n. 1, p. 18-41, January 2017.

YANSEN, Guillermina; ZUKERFELD, Mariano. “Why Don’t Women Program? Exploring Links between Gender, Technology and Software”. Science, Technology and Society, v. 19, n. 3, p. 305-329, October 2014.

ZHENG, Yingqin. “Different spaces for e-development: What can we learn from the capability approach?”. Information Technology for Development, v. 15, n. 2, p. 66-82, February 2009.

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Follador, S. R. (2021). {reprograma}: gênero e tecnologia em um estudo de caso preliminar. Revista Estudos Feministas, 29(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v29n167314

Edição

Seção

Artigos