Mulheres em um mundo de homens: representação feminina em Narcos e a ilusão da ficção seriada “universal”
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n167486Resumen
Neste artigo temos como objetivo analisar o tratamento conferido a personagens femininos em uma narco-narrativa contemporânea, a terceira temporada de Narcos. Nosso problema de investigação é a compreensão das representações femininas em produtos altamente consumidos e que, sob uma estética aparentemente “neutra”, internacional, profissional, dirigida a um amplo espectro de consumidores “exigentes”, da visibilidade, sobretudo a uma parcela masculina da sociedade. Pretendemos entender, portanto, a partir de um estudo de caso, de que modo, sob a aparência da universalidade, a ficção seriada corrobora a manutenção da sub-representação feminina.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Heloisa Buarque de. “Melodrama comercial: reflexões sobre a feminilização da telenovela”. cadernos pagu, Campinas, n. 9, p. 171-194, 2002.
BAZIN, André. Qu’est-ce que le cinéma? Paris: Les Éditions du Cerf, 2002.
BELTING, Hans. La vraie image. Paris: Gallimard, 2007.
BERGER, John. Ways of seeing. London: Penguin Books, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2017.
COLONNA, Vincent. L’Art des Séries Télé. Paris: Payot & Rivages, 2015.
CONNELL, Robert William. Masculinities. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 2005.
GROSSI, Miriam Pillar. “Masculinidades: uma revisão teórica”. A ntropologia em primeira mão, Florianópolis, v. 75, n. 1, p. 5-37, 2004.
HAMBURGER, Esther Império. “A expansão do ‘feminino’ no espaço público brasileiro: novelas de televisão nas décadas de 1970 e 80”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 153-175, janeiro/abril 2007.
JAMESON, Fredric. “Reificação e utopia na cultura de massa”. Crítica marxista, v. 1, n. 1, p. 1-25, 1994.
JODELET, Denise. “Représentations sociales: un domaine en expansión”. In: JODELET, Denise (Org.). Les représentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1991. p. 31-61.
JODELET, Denise. Representações Sociais e Mundos da Vida. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
JORGE, Marina Soler. “O cinema e a imagem verdadeira”. ARS, São Paulo, v. 11, n. 22, p. 98-121, julho/dezembro 2013.
KIMMEL, Michael S. “A produção simultânea de masculinidades hegemônicas e subalternas”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 4, n. 9, p. 103-117, outubro 1998.
LAURETIS, Teresa de. Technologies of Gender. Indiana: Indiana University Press, 1987.
MARTIN, Brett. Homens Difíceis. São Paulo: Aleph, 2014.
MARTINI, Nelson Minello. “Masculinidades: un concepto en construcción”. Nueva Antropología, Distrito Federal, México, v. 18, n. 61, p. 11-30, setembro 2002.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2015.
MEDRADO, Benedito; LYRA, Jorge. “Por uma matriz feminista de gênero para os estudos sobre homens e masculinidades”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 809-840, setembro/dezembro 2008.
MENEZES, Paulo. “Problematizando a ‘representação’: fundamentos sociológicos da relação entre cinema, real e sociedade”. In: RAMOS, Fernão; MOURÃO, Maria Dora; CATANI, Afrânio; GATTI, André Piero (Orgs.). Estudos de cinema SOCINE. Porto Alegre: Sulina, 2000. p. 333-348.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PETRO, Patrice. “Mass culture and the feminine: The ‘place’ of television in film studies”. Cinema Journal, Austin, v. 25, n. 3, p. 5-21, abril/junho 1986.
RABENHORST, Eduardo Ramalho; CAMARGO, Raquel Peixoto do Amaral. “(Re)presentar: contribuições das teorias feministas à noção da representação”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 981-1000, setembro/dezembro 2013.
ŽIŽEK, Slavoj. Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno. São Paulo: Boitempo, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Estudos Feministas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista Estudos Feministas está bajo licencia de la Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con los debidos créditos de autoría y publicación inicial en este periódico.
La licencia permite:
Compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y/o adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se cumplan los términos de la licencia. Los términos son los siguientes:
Atribución - se debe otorgar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Esto se puede hacer de varias formas sin embargo sin implicar que el licenciador (o el licenciante) haya aprobado dicho uso.
Sin restricciones adicionales - no se puede aplicar términos legales o medidas de naturaleza tecnológica que restrinjan legalmente a otros de hacer algo que la licencia permita.


