Por entre lutas, entusiasmo e prazer: entrevista com Clair Castilhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n267900

Biografia do Autor

Carmen Susana Tornquist, Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC

Professora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Socioambiental da UDESC e Departamento de Geografia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 88040560, departamentos.faed@udesc.br

Licenciada em História pela UFRGS, Mestre em Sociologia e Doutora em Antropologia pela UFSC. Pesquisadora de temas relacionados aos movimentos sociais e pensamento social latino americano. Membro do INTC-Brasil Plural. Participante da Casa da América Latina-SC e do ANDES-Sindicato Nacional.

Silvana Maria Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1983), especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), título de especialista em Enfermagem Obstétrica expedido pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - ABENFO (1998) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Estudos avançados em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha (2006) e doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, área de concentração - Estudos de Gênero. Foi enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, de 1985 a 2018. A maior parte da atividade profissional foi exercida no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia. Desenvolve atividades assistenciais e de extensão na área de Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direito à Saúde, Direitos Humanos. Foi preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU-UFSC - área da Saúde da Mulher e da Criança. Pesquisadora do LEGH - Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC.

Referências

ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo? São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos)

CAMPOS, Geir. “Décima Cantiga de Acordar Mulher”. In: CAMPOS, Geir. Cantigas de Acordar Mulher. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

DRUMMOND, Roberto. Hitler manda lembranças. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Boitempo, 2011.

HAHNER, June. A mulher brasileira: suas lutas sociais e políticas (1850-1937). São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.

PACHECO, Mário Victor de Assis. A Máfia dos Remédios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Edição

Seção

Ponto de Vista