Por que lamenta Abu-Lughod? antropologia, feminismos e nossos “sentimentos mistos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n379714

Biografia do Autor

Raphael Bispo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando como Editor-Responsável da Revista Teoria e Cultura e Coordenador do FEGS – Grupo de Pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade (Diretório CNPq). Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ e em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, cobrindo temáticas ligadas aos estudos de gênero, da sexualidade, das emoções, da juventude, do envelhecimento, das religiosidades e da comunicação de massa. Suas pesquisas analisam as chamadas culturas de massas ou midiáticas e suas interfaces com marcadores sociais da diferença como a idade, o gênero, a sexualidade e a religião. Dedica-se também ao estudo das emoções pelo prisma das ciências sociais, enfocando particularmente as dinâmicas e processos do sofrimento. Atualmente desenvolve investigações sobre: 1) gênero, emoções e religiosidades pentecostais, atentando especificamente para a prática testemunhal na conversão religiosa de artistas populares brasileiros e 2) Histórias da antropologia urbana no Brasil a partir da trajetória de Gilberto Velho.

 

Referências

ABU-LUGHOD, Lila. Veiled sentiments: honor and poetry in a Bedouin society. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1986.

ABU-LUGHOD, Lila. “As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? Reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus Outros”. Revista Estudos Feministas, v. 20, n. 2, p. 451-470, mai./ago. 2012.

ABU-LUGHOD, Lila. Do muslim women need saving? Cambridge: Harvard University Press, 2013.

ABU-LUGHOD, Lila. “A escrita contra a cultura”. Equatorial, v. 5, n. 8, p. 193-226, jul./dez. 2018.

ABU-LUGHOD, Lila. A escrita dos mundos de mulheres: histórias beduínas. Trad. de Maria Claudia Coelho. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens Edições, 2020.

PAPÉIS SELVAGENS. Apresentação do livro “A escrita dos mundos de mulheres” de Lila Abu Lughod. YouTube, 24/10/2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H6YcCnghQzk&t=18s. Duração: 4’34”. Acesso em 28/01/2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Resenhas