AÇÕES AFIRMATIVAS: POLÊMICAS E POSSIBILIDADES SOBRE IGUALDADE RACIAL E O PAPEL DO ESTADO

Autores

  • Sales Augusto dos Santos Universidade de Brasília
  • Eliane Cavalleiro Universidade de Brasília
  • Maria Inês Barbosa Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
  • Matilde Ribeiro Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – Nemos (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300012

Palavras-chave:

Políticas públicas, Ações afirmativas, Sistema de cotas, Ensino superior, Conflitos raciais

Resumo

O artigo analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros e brancos de escolas públicas e/ou particulares no ensino superior, especialmente por meio de uma de suas técnicas de implementação: o sistema de cotas. Embora haja vários argumentos contra o sistema de cotas, os autores se concentraram em debater ou contra-argumentar apenas um: o de que o sistema de cotas poderá gerar conflitos raciais no Brasil.

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Publicado

2008-09-21

Edição

Seção

Dossiê