O cinema como pedagogia cultural: significações por mulheres idosas

Wânia Ribeiro Fernandes, Vera Helena Ferraz de Siqueira

Resumo


Este artigo, fundamentado no campo dos estudos culturais – sobretudo em noções foucaultianas – e dos estudos feministas, analisa a contribuição do cinema na formação das identidades de gênero de mulheres idosas. Após breve discussão de aspectos relacionados à cultura, ao poder e à conformação das identidades de gênero, buscamos identificar, através das produções discursivas, significados construídos por um grupo de mulheres idosas sobre filmes a que assistiram em sua juventude, evidenciando os efeitos que os discursos dessa mídia exerceram na construção e na produção identitária dessas mulheres.


Palavras-chave


Cinema; Identidades de Gênero; Discursos; Mulheres Idosas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2010000100006

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Licença Creative Commons
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Revista Estudos Feministas, ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.