O cinema como pedagogia cultural: significações por mulheres idosas

Autores

  • Wânia Ribeiro Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2010000100006

Palavras-chave:

Cinema, Identidades de Gênero, Discursos, Mulheres Idosas

Resumo

Este artigo, fundamentado no campo dos estudos culturais – sobretudo em noções foucaultianas – e dos estudos feministas, analisa a contribuição do cinema na formação das identidades de gênero de mulheres idosas. Após breve discussão de aspectos relacionados à cultura, ao poder e à conformação das identidades de gênero, buscamos identificar, através das produções discursivas, significados construídos por um grupo de mulheres idosas sobre filmes a que assistiram em sua juventude, evidenciando os efeitos que os discursos dessa mídia exerceram na construção e na produção identitária dessas mulheres.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos