O cinema como pedagogia cultural: significações por mulheres idosas

Autores

  • Wânia Ribeiro Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2010000100006

Resumo

Este artigo, fundamentado no campo dos estudos culturais – sobretudo em noções foucaultianas – e dos estudos feministas, analisa a contribuição do cinema na formação das identidades de gênero de mulheres idosas. Após breve discussão de aspectos relacionados à cultura, ao poder e à conformação das identidades de gênero, buscamos identificar, através das produções discursivas, significados construídos por um grupo de mulheres idosas sobre filmes a que assistiram em sua juventude, evidenciando os efeitos que os discursos dessa mídia exerceram na construção e na produção identitária dessas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Fernandes, W. R., & Siqueira, V. H. F. de. (2010). O cinema como pedagogia cultural: significações por mulheres idosas. Revista Estudos Feministas, 18(1), 101. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2010000100006

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)