Dos cuidados com o corpo feminino em reclames na Revista do Globo da década de 1930

Joana Carolina Schossler, Sílvio Marcus de Souza Correa

Resumo


Desde as primeiras décadas do século XX, a moda dos banhos de mar contribuiupara despir pouco a pouco mulheres, homens e crianças no Rio Grande do Sul (Brasil). Asmulheres foram o público-alvo preferencial dos reclames de produtos higiênicos, farmacêuticos,cosméticos e de vestuário. Para o veraneio, uma gama desses produtos foi anunciada naRevista do Globo durante a década de 1930. Com o fito de satisfazer “novos desejos” femininospor meio de novos produtos, esses anúncios permitem uma análise histórica das representaçõesda mulher moderna, principalmente da emergência de um novo corpo feminino. O presenteartigo trata da mudança nas representações do feminino na década de 1930, com base napublicidade da revista de maior circulação no Rio Grande do Sul à época.


Palavras-chave


História do Corpo; Representações do Feminino; Revista do Globo

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DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100005

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Revista Estudos Feministas, ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.