Dos cuidados com o corpo feminino em reclames na Revista do Globo da década de 1930

Autores

  • Joana Carolina Schossler Universidade Estadual de Campinas
  • Sílvio Marcus de Souza Correa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100005

Resumo

Desde as primeiras décadas do século XX, a moda dos banhos de mar contribuiupara despir pouco a pouco mulheres, homens e crianças no Rio Grande do Sul (Brasil). Asmulheres foram o público-alvo preferencial dos reclames de produtos higiênicos, farmacêuticos,cosméticos e de vestuário. Para o veraneio, uma gama desses produtos foi anunciada naRevista do Globo durante a década de 1930. Com o fito de satisfazer “novos desejos” femininospor meio de novos produtos, esses anúncios permitem uma análise histórica das representaçõesda mulher moderna, principalmente da emergência de um novo corpo feminino. O presenteartigo trata da mudança nas representações do feminino na década de 1930, com base napublicidade da revista de maior circulação no Rio Grande do Sul à época.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Schossler, J. C., & Correa, S. M. de S. (2011). Dos cuidados com o corpo feminino em reclames na Revista do Globo da década de 1930. Revista Estudos Feministas, 19(1), 53. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100005

Edição

Seção

Artigos