Mães “abandonantes”: fragmentos de uma história silenciada

Autores

  • Claudia Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100002

Resumo

Inspirado nos relatos dos membros de uma associação brasileira de filhos adotivos, este artigo propõe rastrear pistas sobre as mulheres que deram seus filhos em adoção em meados do último século. Juntando evidências fragmentadas – nas entrevistas com os adotados, nas cartas no site da associação, nos processos jurídicos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, nos relatórios da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, nas informações sumárias fornecidas hoje por instituições filantrópicas que acolhiam gestantes solteiras décadas atrás –, esta análise procura responder a duas perguntas levantadas pelos próprios adotados: por que eles foram dados em adoção? E por que os detalhes da adoção foram sistematicamente silenciados pelos pais adotivos, pelos intermediários e pelas autoridades estatais? O material sugere diversas possibilidades para explicar a entrega de uma criança em adoção no contexto brasileiro dos anos 1950-1970: a falta de autonomia legal e econômica das mulheres, uma moralidade sexual repressiva e a instabilidade geográfica e conjugal associada à pobreza. Ao mesmo tempo, as próprias dificuldades de encontrar informações sobre as mulheres “abandonantes” daquela época levantam hipóteses sobre as disputas institucionais (entre pais adotivos, serviços filantrópicos e juizados) que criaram um silêncio em torno desse momento da evolução da adoção legal no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem Doctorat d’État, Université de Nanterre. É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora e professora do Doutorado em Antropologia Social da Universidad Nacional de San Martín (Argentina). Seus interesses de pesquisa incluem organização familiar e relações de gênero, Antropologia da Ciência e Antropologia do Direito, com ênfase particular nos temas de direitos humanos e tecnologias de governo.

 

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Fonseca, C. (2012). Mães “abandonantes”: fragmentos de uma história silenciada. Revista Estudos Feministas, 20(1), 13–32. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100002

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)