Cidadania e feminismo no reconhecimento dos direitos humanos das mulheres

Autores

  • Jussara Reis Prá Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Léa Epping Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100003

Palavras-chave:

Cidadania, Direitos Humanos, Feminismo, Gênero, Capital Social

Resumo

Este artigo examina ações de cidadania e de proteção dos direitos humanos das mulheres. Aborda a articulação global de movimentos de mulheres e feministas e o seu impacto na configuração de acordos internacionais e agendas públicas nacionais nos três últimos decênios. A análise busca a conexão entre estudos feministas, de gênero e de capital social para refletir sobre os padrões de inserção política feminina nos âmbitos mundial e brasileiro, avaliar os sentidos e significados dessa participação e a sua incidência na geração de mudanças legais e culturais orientadas à equidade de gênero e à expansão da cidadania das mulheres.

Biografia do Autor

Jussara Reis Prá, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área de Ciência Política, com ênfase em políticas públicas, feminismo, cidadania e empoderamento. Bolsista de produtividade Nível 2 do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher (NIEM-UFRGS).

Léa Epping, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área de Ciência Política, com ênfase em gênero, juventude, cultura política, cidadania, direitos humanos e políticas públicas. Integra o Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas e é pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher (NIEM-UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

Artigos