Discursividades sobre identidade, sexualidade e feminismo em redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260375Resumen
Este artigo analisa a discursividade performativa a respeito da identidade, da sexualidade e do feminismo a partir de postagens realizadas pela rapper curitibana Karol Conka em sua fanpage no Facebook, referentes ao lançamento de seu videoclipe Lalá. Os referenciais teóricos para o desenvolvimento desta pesquisa ancoram-se nos estudos da Linguística Aplicada e na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin. A partir da análise das cadeias enunciativas produzidas na fanpage da artista, é possível problematizar os modos como as redes sociais na Internet contribuem para a ressignificação das práticas de linguagem e vêm se caracterizando como espaço-tempo significativo de embate de vozes, bem como ambiente de posicionamento performativo. Os resultados evidenciam que, na enunciação dos sujeitos, são mobilizadas forças centrífugas e forças centrípetas.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Júlio. “Reelaborações de gêneros em redes sociais”. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson (Orgs.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 49-64.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. “Feminismos subalternos”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 1035-1054, set./dez. 2017.
BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. “Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship”. Journal of Computer-Mediated Communication, Oxford, v. 13, n. 1, p. 210-230, out. 2007. Disponível em https://academic.oup.com/jcmc/article-abstract/13/1/210/4583062. https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x. Acesso em 09/09/2019.
BRÊDA, Lucas. “É o poder”. Rolling Stone, São Paulo, mar. 2017. Disponível em http://rollingstone.uol.com.br/edicao/edicao-127/karol-conka-e-o-poder#imagem0. Acesso em 29/12/2017.
BUTLER, Judith. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1997.
BUTLER, Judith. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 151-172.
CONKA, Karol.@karolconka, 2017. Disponível em https://pt-br.facebook.com/karolconka/. Acesso em 22/12/2017.
GARCIA, Olga Regina Zigelli. Sexualidades femininas e prazer sexual: uma abordagem de gênero. 2007. 232f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
GEE, James Paul. “Identity as an analytic lens for research in education”. Review of Research in Education, Washington DC, v. 25, p. 99-125, 2000-2001.
GUIMARÃES, Thayse Figueira; MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Entextualizações estratégicas: performances sensualizadas de raça em práticas discursivas na Web 2.0”. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 16, n. 2, p. 289-307, maio/ago. 2016.
KLEIMAN, Angela B. “Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento”. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006. p. 75-91.
KUMARAVADIVELU, Bala. “A linguística aplicada na era da globalização”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 129-148.
MAGALHÃES, Anderson Salvaterra; QUEIJO, Maria Elizabeth da Silva. “A arena discursiva das ruas e a condição pós-moderna: da manifestação à metacarnavalização”. Bakhtiniana, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 166-185, set./dez. 2015.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Introdução: uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 13-44.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero”. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 393-417, jul./dez. 2010.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013a. p. 15-37.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Gênero, sexualidade, raça em contextos de letramentos escolares”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013b. p. 225-247.
PENNYCOOK, Alastair. “Uma linguística aplicada transgressiva”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 67-84.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. “Repensar o papel da linguística aplicada”. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 149-168.
RECUERO, Raquel. Engajamento X audiência no Facebook: uma breve discussão, 2013. Disponível em http://www.raquelrecuero.com/arquivos/2013/03/engajamento-x-audiencia-no-facebook.html. Acesso em 09/09/2019.
RIEDER, Berhnard. “Studying Facebook via data extraction: the Netvizz application”. In: ACM WEB SCIENCE CONFERENCE, 5., 2013, Paris. Anais... Paris: ACM, 2013. p. 1-10. Disponível em http://thepoliticsofsystems.net/permafiles/rieder_websci.pdf. Acesso em 11/12/2017.
RIEDER, Berhnard. Netvizz v1.6, 2017. Disponível em https://apps.facebook.com/107036545989762/. Acesso em 23/11/2018.
SANTOS, Eliane Pereira; ALVES FILHO, Francisco. “O plurilinguismo no gênero comentário online: encontro e confronto entre muitas vozes sociais”. Revista FSA, Teresina, v. 11, n. 2, p. 301-317, abr./jun. 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu da. “A produção social da identidade e da diferença”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.
VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. “A construção da enunciação”. In: VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. p. 157-188.
XAVIER, Antônio Carlos. Retórica digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador. Recife: Pipa Comunicação, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista Estudos Feministas está bajo licencia de la Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con los debidos créditos de autoría y publicación inicial en este periódico.
La licencia permite:
Compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y/o adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se cumplan los términos de la licencia. Los términos son los siguientes:
Atribución - se debe otorgar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Esto se puede hacer de varias formas sin embargo sin implicar que el licenciador (o el licenciante) haya aprobado dicho uso.
Sin restricciones adicionales - no se puede aplicar términos legales o medidas de naturaleza tecnológica que restrinjan legalmente a otros de hacer algo que la licencia permita.


