Educação do corpo: o seriado Mulher e a promoção de mensagens médico-educativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumen

O artigo apresenta uma reflexão sobre o seriado Mulher, exibido pela Rede Globo
entre 1998 e 1999, dirigido ao público feminino e que concentrava uma intensa programação
do chamado merchandising social voltado a temas médicos e preventivos. Através da narrativa
sobre duas ginecologistas, o seriado tanto desenvolvia histórias melodramáticas e cômicas,
como promovia intensamente uma série de mensagens voltadas aos temas da saúde feminina,
valorizando noções de medicalização e cuidados com o corpo. O trabalho explora dois
aspectos: parte do contexto (social e da emissora) em que se insere Mulher e como questões
médicas e de tecnologia são apresentadas. Para interpretar o conteúdo do seriado, busca
refletir sobre o merchandising e o uso de certa estrutura narrativa do melodrama que facilitaria
um tom pedagógico, visando promover práticas de cuidado

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Biografía del autor/a

Heloisa Buarque de Almeida, Universidade de São Paulo

Professora doutora do Departamento de Antropologia da USP, editora da Revista de Antropologia, atua na área de gênero e mídia.

Publicado

2017-02-10

Cómo citar

Almeida, H. B. de. (2017). Educação do corpo: o seriado Mulher e a promoção de mensagens médico-educativas. Revista Estudos Feministas, 25(1), 315–335. https://doi.org/10.1590/%x

Número

Sección

Seção Temática: Gêneros, Sexualidades e Mídias Contemporâneas

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