Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional no Brasil

Autores

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Glória Rabay Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Gênero é um conceito de difícil compreensão e tem se tornado praticamente sinônimo de sexo na linguagem comum e até mesmo acadêmica. Este trabalho, financiado pelo CNPq, assinala usos e incompreensões deste conceito no campo educacional no Brasil e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. Primeiro, enfoca a substituição da variável sociológica sexo por gênero, em formulários de identificação e tabelas de caracterização de sujeitos, e a confusão entre paridade de sexo e equidade de gênero, que reduz este a uma característica individual ou um marcador identitário. Segundo, demonstra a incompreensão expressa nas percepções e nos discursos de docentes de ambos os sexos, situados em cursos superiores masculinos, onde segue invisível ou não problematizado o gendramento de campos de conhecimento e carreiras; e destaca, em discursos de mulheres docentes de Matemática, o desconhecimento da problemática em uma disciplina onde a presença de mulheres continua reduzida. Argumenta, enfim, sobre a importância da transversalização da perspectiva de gênero no ensino superior e na pesquisa.

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Publicado

2015-03-09

Como Citar

Carvalho, M. E. P. de, & Rabay, G. (2015). Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional no Brasil. Revista Estudos Feministas, 23(1), 119–136. https://doi.org/10.1590/%x

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